Aula sobre O Que Sao Dominios Morfoclimaticos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os domínios morfoclimáticos são uma importante temática da Geografia, que permite compreender as diferentes características do relevo e do clima em diversas regiões do planeta. Através do estudo desses domínios é possível identificar as principais paisagens naturais e as influências que elas exercem sobre as atividades humanas. Na aula de hoje, vamos trabalhar com a metodologia Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
O professor deve iniciar a aula apresentando o tema e explicando a importância do estudo dos domínios morfoclimáticos. Em seguida, deve pedir que os alunos criem um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Domínios morfoclimáticos da Europa
Os alunos devem pesquisar e identificar os principais domínios morfoclimáticos da Europa, por meio de materiais digitais, como mapas e imagens. Em seguida, devem registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Domínios morfoclimáticos da Ásia
Os alunos devem pesquisar e identificar os principais domínios morfoclimáticos da Ásia, por meio de materiais digitais, como mapas e imagens. Em seguida, devem registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Domínios morfoclimáticos da Oceania
Os alunos devem pesquisar e identificar os principais domínios morfoclimáticos da Oceania, por meio de materiais digitais, como mapas e imagens. Em seguida, devem registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Comparação dos domínios morfoclimáticos
Os alunos devem comparar os domínios morfoclimáticos das três regiões estudadas, destacando as semelhanças e diferenças entre eles. Em seguida, devem registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 6 - Síntese
O professor deve pedir que os alunos compartilhem seus modelos de registro de aprendizagem e, em seguida, faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula.Etapa 7 - Check-out
Os alunos devem preencher o campo Check-out do modelo de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula e o que ainda têm dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
- Qualidade das informações registradas no modelo de registro de aprendizagem.
- Capacidade dos alunos em identificar e comparar os domínios morfoclimáticos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Fazer sínteses das informações apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Criar o modelo de registro de aprendizagem.
- Pesquisar e identificar os domínios morfoclimáticos das três regiões estudadas.
- Comparar os domínios morfoclimáticos e registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.