Aula sobre O Que Sao Dominios Morfoclimaticos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os domínios morfoclimáticos são uma importante temática da Geografia, que permite compreender as diferentes características do relevo e do clima em diversas regiões do planeta. Através do estudo desses domínios é possível identificar as principais paisagens naturais e as influências que elas exercem sobre as atividades humanas. Na aula de hoje, vamos trabalhar com a metodologia Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve iniciar a aula apresentando o tema e explicando a importância do estudo dos domínios morfoclimáticos. Em seguida, deve pedir que os alunos criem um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Domínios morfoclimáticos da Europa

    Os alunos devem pesquisar e identificar os principais domínios morfoclimáticos da Europa, por meio de materiais digitais, como mapas e imagens. Em seguida, devem registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Domínios morfoclimáticos da Ásia

    Os alunos devem pesquisar e identificar os principais domínios morfoclimáticos da Ásia, por meio de materiais digitais, como mapas e imagens. Em seguida, devem registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Domínios morfoclimáticos da Oceania

    Os alunos devem pesquisar e identificar os principais domínios morfoclimáticos da Oceania, por meio de materiais digitais, como mapas e imagens. Em seguida, devem registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Comparação dos domínios morfoclimáticos

    Os alunos devem comparar os domínios morfoclimáticos das três regiões estudadas, destacando as semelhanças e diferenças entre eles. Em seguida, devem registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Síntese

    O professor deve pedir que os alunos compartilhem seus modelos de registro de aprendizagem e, em seguida, faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos devem preencher o campo Check-out do modelo de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula e o que ainda têm dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Qualidade das informações registradas no modelo de registro de aprendizagem.
  • Capacidade dos alunos em identificar e comparar os domínios morfoclimáticos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Fazer sínteses das informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o modelo de registro de aprendizagem.
  • Pesquisar e identificar os domínios morfoclimáticos das três regiões estudadas.
  • Comparar os domínios morfoclimáticos e registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.