Aula sobre O Que Sao Dominios Morfoclimaticos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os domínios morfoclimáticos são grandes regiões que apresentam características físicas semelhantes, como clima, relevo, vegetação e hidrografia. No Brasil, por exemplo, temos seis domínios morfoclimáticos: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
Etapa 1 - Apresentação do tema e do objetivo
Apresente o tema "O que são domínios morfoclimáticos?" e explique que o objetivo da aula é identificar diferentes domínios morfoclimáticos do Brasil e criar um jogo sobre o tema.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e explique que cada grupo irá criar um jogo sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil.Etapa 3 - Desenvolvendo o jogo
Explique para os alunos o passo a passo para a elaboração do jogo.O tabuleiro pode ser um mapa do Brasil passando pelos domínios morfoclimáticos. Solicite que criem um nome para o Jogo, os objetivos, desafios, níveis, esquema de recompensas, cartas, dados, entre outros. Nesta etapa os alunos registram como será o jogo.Etapa 4 - Pesquisa sobre domínios morfoclimáticos
Os grupos realizam uma pesquisa sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, buscando informações sobre clima, relevo, vegetação e hidrografia, fauna, entre outros.Etapa 5 - Criação dos jogos
Os grupos criam seus jogos, seguindo os registros da etapa3. Disponibilize os materiais necessários para a criação do jogo.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele aborda os domínios morfoclimáticos do Brasil.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os jogos segundo os critérios pré-estabelecidos. Os alunos também avaliam os jogos dos colegas. Peça que os alunos joguem os jogos desenvolvidos pelos colegas, isso pode ser feito realizando um novo agrupamento entre os estudantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos do Brasil
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese, e criação de jogos.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Coerência entre os elementos do jogo (objetivo, desafios, níveis, recompensas, informações para o consumidor final).
- Abordagem adequada dos domínios morfoclimáticos do Brasil.
Ações do professor
- Explicar a o tema e o passo a passo para criação do jogo.
- Orientar os alunos na pesquisa e criação dos jogos.
- Avaliar os jogos segundo os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre domínios morfoclimáticos do Brasil.
- Criar um jogo sobre domínios morfoclimáticos, seguindo o mapa de registro.
- Apresentar o jogo para a turma.