Aula sobre O Que Sao Dominios Morfoclimaticos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os domínios morfoclimáticos são grandes regiões que apresentam características físicas semelhantes, como clima, relevo, vegetação e hidrografia. No Brasil, por exemplo, temos seis domínios morfoclimáticos: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e do objetivo

    Apresente o tema "O que são domínios morfoclimáticos?" e explique que o objetivo da aula é identificar diferentes domínios morfoclimáticos do Brasil e criar um jogo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e explique que cada grupo irá criar um jogo sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil.

  3. Etapa 3 - Desenvolvendo o jogo

    Explique para os alunos o passo a passo para a elaboração do jogo.O tabuleiro pode ser um mapa do Brasil passando pelos domínios morfoclimáticos. Solicite que criem um nome para o Jogo, os objetivos, desafios, níveis, esquema de recompensas, cartas, dados, entre outros. Nesta etapa os alunos registram como será o jogo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre domínios morfoclimáticos

    Os grupos realizam uma pesquisa sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, buscando informações sobre clima, relevo, vegetação e hidrografia, fauna, entre outros.

  5. Etapa 5 - Criação dos jogos

    Os grupos criam seus jogos, seguindo os registros da etapa3. Disponibilize os materiais necessários para a criação do jogo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele aborda os domínios morfoclimáticos do Brasil.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os jogos segundo os critérios pré-estabelecidos. Os alunos também avaliam os jogos dos colegas. Peça que os alunos joguem os jogos desenvolvidos pelos colegas, isso pode ser feito realizando um novo agrupamento entre os estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos do Brasil
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese, e criação de jogos.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Coerência entre os elementos do jogo (objetivo, desafios, níveis, recompensas, informações para o consumidor final).
  • Abordagem adequada dos domínios morfoclimáticos do Brasil.

Ações do professor

  • Explicar a o tema e o passo a passo para criação do jogo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação dos jogos.
  • Avaliar os jogos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre domínios morfoclimáticos do Brasil.
  • Criar um jogo sobre domínios morfoclimáticos, seguindo o mapa de registro.
  • Apresentar o jogo para a turma.