Aula sobre O Que Sao Dominios Morfoclimaticos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os domínios morfoclimáticos são áreas que possuem características semelhantes em relação ao clima, vegetação, relevo e hidrografia. Esses domínios são importantes para entendermos como a natureza se organiza em diferentes partes do mundo e como isso influencia a vida das pessoas que habitam essas regiões. Nesta aula, vamos trabalhar com os domínios morfoclimáticos da Europa, Ásia e Oceania, identificando suas características e comparando-as. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o conceito de domínios morfoclimáticos. Será mostrado um mapa-múndi para que os alunos possam visualizar as regiões que serão estudadas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em três grupos, sendo que cada um será responsável por uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1) Europa

    A primeira estação será sobre os domínios morfoclimáticos da Europa. Na atividade, o grupo deve identificar as características de cada domínio e compará-las entre si. Para isso, será disponibilizado um texto e um mapa para que os alunos possam se orientar.

  4. Etapa 4 - Estação 2) Ásia

    Na segunda estação, os alunos estudarão os domínios morfoclimáticos da Ásia. A atividade consistirá em analisar imagens e vídeos sobre as regiões e identificar as principais características de cada domínio.

  5. Etapa 5 - Estação 3) Oceania

    A terceira estação será sobre os domínios morfoclimáticos da Oceania. Os alunos deverão pesquisar sobre as características de cada domínio e criar um mapa mental para facilitar a compreensão.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Ao final da atividade os grupos deverão socializar os resultados e comparar as características dos domínios morfoclimáticos estudados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor encerra a aula retomando os conceitos estudados e destacando a importância dos domínios morfoclimáticos para a compreensão da organização da natureza em diferentes partes do mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características dos domínios morfoclimáticos estudados.
  • Comparação coerente entre os domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os conceitos de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as atividades propostas com dedicação e empenho.
  • Colaborar com os demais membros do grupo.