Aula sobre O Que Sao Dominios Morfoclimaticos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os domínios morfoclimáticos são áreas que possuem características semelhantes em relação ao clima, vegetação, relevo e hidrografia. Esses domínios são importantes para entendermos como a natureza se organiza em diferentes partes do mundo e como isso influencia a vida das pessoas que habitam essas regiões. Nesta aula, vamos trabalhar com os domínios morfoclimáticos da Europa, Ásia e Oceania, identificando suas características e comparando-as. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o conceito de domínios morfoclimáticos. Será mostrado um mapa-múndi para que os alunos possam visualizar as regiões que serão estudadas.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos serão divididos em três grupos, sendo que cada um será responsável por uma estação.Etapa 3 - Estação 1) Europa
A primeira estação será sobre os domínios morfoclimáticos da Europa. Na atividade, o grupo deve identificar as características de cada domínio e compará-las entre si. Para isso, será disponibilizado um texto e um mapa para que os alunos possam se orientar.Etapa 4 - Estação 2) Ásia
Na segunda estação, os alunos estudarão os domínios morfoclimáticos da Ásia. A atividade consistirá em analisar imagens e vídeos sobre as regiões e identificar as principais características de cada domínio.Etapa 5 - Estação 3) Oceania
A terceira estação será sobre os domínios morfoclimáticos da Oceania. Os alunos deverão pesquisar sobre as características de cada domínio e criar um mapa mental para facilitar a compreensão.Etapa 6 - Socialização
Ao final da atividade os grupos deverão socializar os resultados e comparar as características dos domínios morfoclimáticos estudados.Etapa 7 - Encerramento
O professor encerra a aula retomando os conceitos estudados e destacando a importância dos domínios morfoclimáticos para a compreensão da organização da natureza em diferentes partes do mundo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das características dos domínios morfoclimáticos estudados.
- Comparação coerente entre os domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os conceitos de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as atividades propostas com dedicação e empenho.
- Colaborar com os demais membros do grupo.