Aula sobre O Que Sao Estrangeirismos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Exemplos práticos:
Mostre exemplos de palavras incorporadas à língua portuguesa, como "delivery", "designer", "jeans", "drive-thru", entre outras. Explique o significado dessas palavras, sua origem e como elas se tornaram parte do nosso vocabulário.
Etapa 1 - Apresentação do Projeto
Professor, apresente o projeto a partir de uma problematização: "Como podemos reconhecer e entender o uso de estrangeirismos em nossa língua?".Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas para a realização do projeto.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo deve definir um problema relacionado ao uso de estrangeirismos na língua portuguesa. Esses problemas devem ser identificados a partir de situações cotidianas, como situações de comunicação, uso de tecnologia, entre outras.Etapa 4 - Geração de alternativas e soluções
Cada grupo deve pensar em alternativas e soluções para o problema identificado, considerando o contexto em que ele se apresenta. Essas alternativas devem ser registradas em um diário de bordo que será construído ao longo do projeto.Etapa 5 - Apresentação dos projetos
Os grupos apresentarão seus projetos para a turma, mostrando o problema identificado, as alternativas e soluções pensadas e como isso pode contribuir para o entendimento do uso de estrangeirismos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos serão incentivados a discutir em grupo sobre as soluções apresentadas, contribuindo com novas ideias e sugestões.7\. Avaliação do projeto
Os alunos serão avaliados a partir de critérios definidos previamente pelo professor. Os critérios podem ser: criatividade, coerência entre problema e solução, clareza na apresentação, participação nas discussões em grupo, entre outros.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade de reconhecer e entender o uso de estrangeirismos em nossa língua.
- Estimular a criatividade e a solução de problemas.
- Incentivar a participação e a colaboração em grupo.
Critérios de avaliação
- Coerência entre problema e solução.
- Clareza na apresentação.
- Participação nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o projeto a partir de uma problematização.
- Estimular a criatividade dos alunos na definição de problemas e soluções.
- Incentivar a participação e a colaboração em grupo.
Ações do aluno
- Identificar problemas relacionados ao uso de estrangeirismos na língua portuguesa.
- Pensar em soluções criativas para os problemas identificados.
- Participar das discussões em grupo.