Aula sobre O Que Sao Estrangeirismos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Antes de introduzir o tema "O que são estrangeirismos", é interessante contextualizar com os alunos sobre o contato que temos com outras culturas por meio da língua e como isso enriquece o nosso vocabulário. Explique que muitas palavras e expressões de outras línguas são incorporadas na nossa língua, principalmente no inglês, e que isso é bastante comum.

Exemplos práticos:

Mostre exemplos de palavras incorporadas à língua portuguesa, como "delivery", "designer", "jeans", "drive-thru", entre outras. Explique o significado dessas palavras, sua origem e como elas se tornaram parte do nosso vocabulário.


  1. Etapa 1 - Apresentação do Projeto

    Professor, apresente o projeto a partir de uma problematização: "Como podemos reconhecer e entender o uso de estrangeirismos em nossa língua?".

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas para a realização do projeto.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema relacionado ao uso de estrangeirismos na língua portuguesa. Esses problemas devem ser identificados a partir de situações cotidianas, como situações de comunicação, uso de tecnologia, entre outras.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas e soluções

    Cada grupo deve pensar em alternativas e soluções para o problema identificado, considerando o contexto em que ele se apresenta. Essas alternativas devem ser registradas em um diário de bordo que será construído ao longo do projeto.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Os grupos apresentarão seus projetos para a turma, mostrando o problema identificado, as alternativas e soluções pensadas e como isso pode contribuir para o entendimento do uso de estrangeirismos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos serão incentivados a discutir em grupo sobre as soluções apresentadas, contribuindo com novas ideias e sugestões.

    7\. Avaliação do projeto

    Os alunos serão avaliados a partir de critérios definidos previamente pelo professor. Os critérios podem ser: criatividade, coerência entre problema e solução, clareza na apresentação, participação nas discussões em grupo, entre outros.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de reconhecer e entender o uso de estrangeirismos em nossa língua.
  • Estimular a criatividade e a solução de problemas.
  • Incentivar a participação e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre problema e solução.
  • Clareza na apresentação.
  • Participação nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o projeto a partir de uma problematização.
  • Estimular a criatividade dos alunos na definição de problemas e soluções.
  • Incentivar a participação e a colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Identificar problemas relacionados ao uso de estrangeirismos na língua portuguesa.
  • Pensar em soluções criativas para os problemas identificados.
  • Participar das discussões em grupo.