Aula sobre O Que Sao Estrangeirismos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O objetivo desta aula é discutir e identificar os estrangeirismos e seu uso na língua inglesa. Os alunos serão incentivados a perceber como essa influência estrangeira afeta o idioma e como ela pode ser incorporada ao nosso vocabulário.
- Etapa 1 - Apresentação do temaProfessor, inicie a aula explicando o que são os estrangeirismos e como eles afetam a língua inglesa. Dê exemplos aos alunos para poderem ir percebendo a influência de estrangeirismos no seu dia a dia.
- Etapa 2 - Formação de gruposDivida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas.
- Etapa 3 - Discussão em grupoCada grupo receberá uma lista de palavras contendo estrangeirismos e os alunos deverão discutir, em grupo, a origem dessas palavras e como elas são usadas em diferentes contextos.
- Etapa 4 - Criação do template de avaliação por paresCada grupo será responsável por criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação, como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
- Etapa 5 - Apresentação das avaliaçõesCada grupo irá apresentar o resultado da discussão sobre estrangeirismos e deverá avaliar a apresentação dos demais grupos com base nos critérios criados no template da avaliação por pares.
- Etapa 6 - DebriefingO professor irá liderar uma discussão sobre o processo de avaliação e o uso de estrangeirismos na língua inglesa.
- Etapa 7 - Reflexão finalCada aluno fará uma reflexão escrita sobre o que aprendeu durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer e identificar estrangeirismos e seu uso na língua inglesa.
- Estimular o trabalho em equipe e a comunicação oral e escrita.
- Promover a reflexão sobre a influência cultural na linguagem.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
Ações do professor
- Explicar o que são estrangeirismos e como eles afetam o idioma inglês.
- Entregar uma lista de estrangeirismos para cada grupo de alunos.
- Incentivar a discussão em grupo e a criação do template de avaliação.
- Moderar o debriefing e a reflexão final dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para discutir e analisar estrangeirismos.
- Criar um template de avaliação que ajude na avaliação por pares.
- Apresentar e avaliar a apresentação de outro grupo com base no critério estabelecido pelo próprio grupo.
