Aula sobre O Que Sao Estrangeirismos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O objetivo desta aula é discutir e identificar os estrangeirismos e seu uso na língua inglesa. Os alunos serão incentivados a perceber como essa influência estrangeira afeta o idioma e como ela pode ser incorporada ao nosso vocabulário.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, inicie a aula explicando o que são os estrangeirismos e como eles afetam a língua inglesa. Dê exemplos aos alunos para poderem ir percebendo a influência de estrangeirismos no seu dia a dia.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo receberá uma lista de palavras contendo estrangeirismos e os alunos deverão discutir, em grupo, a origem dessas palavras e como elas são usadas em diferentes contextos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo será responsável por criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação, como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação das avaliações

    Cada grupo irá apresentar o resultado da discussão sobre estrangeirismos e deverá avaliar a apresentação dos demais grupos com base nos critérios criados no template da avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Debriefing

    O professor irá liderar uma discussão sobre o processo de avaliação e o uso de estrangeirismos na língua inglesa.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Cada aluno fará uma reflexão escrita sobre o que aprendeu durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e identificar estrangeirismos e seu uso na língua inglesa.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação oral e escrita.
  • Promover a reflexão sobre a influência cultural na linguagem.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação

Ações do professor

  • Explicar o que são estrangeirismos e como eles afetam o idioma inglês.
  • Entregar uma lista de estrangeirismos para cada grupo de alunos.
  • Incentivar a discussão em grupo e a criação do template de avaliação.
  • Moderar o debriefing e a reflexão final dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para discutir e analisar estrangeirismos.
  • Criar um template de avaliação que ajude na avaliação por pares.
  • Apresentar e avaliar a apresentação de outro grupo com base no critério estabelecido pelo próprio grupo.