Aula sobre O Que Sao Estrangeirismos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Professor, inicie a aula com uma discussão informal sobre a presença de palavras estrangeiras em nossa língua, como "fashion", "hamburger", etc. Explique aos alunos que essas palavras são chamadas de estrangeirismos e que eles são muito comuns em inglês, por ser uma língua global. Mas que também podem ser encontrados em outras línguas.

  1. Etapa 1 - Introdução e exemplos práticos

    Peça para os alunos elaborarem uma lista de palavras em inglês que usam no dia a dia e que são estrangeirismos. Essa lista pode ser construída individualmente ou em grupo.

  2. Etapa 2 - Subtópicos

    Divida a classe em grupos de 3 a 5 alunos e entregue a cada grupo um papel A4 dividido em 8 partes para criarem uma fanzine. Solicite aos alunos que escrevam os seguintes subtópicos a serem abordados na fanzine:

    \- O que são estrangeirismos?

    \- Por que existem estrangeirismos?

    \- Como são incorporados os estrangeirismos na língua portuguesa?

    \- Qual o papel dos estrangeirismos na comunicação global?

    \- Como os estrangeirismos influenciam a cultura?


  3. Etapa 3 - Elaboração

    Cada grupo deverá pesquisar e elaborar um texto sobre cada subtópico. Em seguida, eles devem criar imagens que representem o texto em questão. Circule pela sala acompanhando o trabalho dos alunos, tirando dúvidas e orientando na construção dos textos e imagens.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar sua fanzine para a turma. Encoraje os demais alunos a fazerem perguntas e participarem na apresentação.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Proponha uma reflexão final sobre o uso e a presença de estrangeirismos no nosso dia a dia, estimulando a contribuição dos estudantes nesse momento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaborar na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e compreender a presença de estrangeirismos em nossa língua.
  • Desenvolver a habilidade de construir textos claros e coerentes.

Critérios de avaliação

  • Clareza e qualidade dos textos.
  • Criatividade e pertinência das imagens.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Clareza na apresentação oral.

Ações do professor

  • Circular pela sala acompanhando o trabalho dos alunos.
  • Tirar dúvidas e orientar na construção dos textos e imagens.
  • Estimular a participação e colaboração na construção do conhecimento em grupo.
  • Avaliar as fanzines e a apresentação dos grupos.
  • Promover uma reflexão sobre estrangeirismos ao final da aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar e elaborar um texto sobre o subtópico relacionado à sua parte do papel A4.
  • Criar imagens que representem o texto em questão.
  • Participar e colaborar na construção do conhecimento em grupo.
  • Apresentar oralmente a fanzine para o resto da turma.
  • Contribuir para a reflexão final.