Aula sobre O Que Sao Estrangeirismos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O objetivo desta prática é auxiliar os alunos na compreensão do que são estrangeirismos, como eles surgem e como podemos usá-los na comunicação cotidiana. Você pode trazer exemplos de palavras de origens estrangeiras que utilizamos no nosso dia a dia, como:

- Show

- Marketing

- Shopping

- Delivery

- Fast food

- Shopping

- Feedback

- Etc.


  1. Etapa 1 - Apresentação do Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso que envolva o uso de estrangeirismos e entregue a cada aluno um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas.

  2. Etapa 2 - Leitura

    Os alunos lerão o estudo de caso e preencherão as lacunas do template com as informações mais relevantes da leitura.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas para discutirem as informações que preencheram no template. Em seguida, o grupo deverá criar um novo infográfico, reunindo as informações dos templates individuais de cada participante.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos apresentarão seus infográficos para a turma e os demais colegas farão perguntas sobre o conteúdo apresentado.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o aprendizado, destacando o que mais chamou a atenção e o que aprenderam sobre o uso de estrangeirismos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um resumo do que foi discutido em aula e reforce a importância do uso adequado de estrangeirismos na comunicação.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    O professor pode solicitar que os alunos pesquisem mais sobre o assunto e tragam novos exemplos de estrangeirismos para a próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer a utilização de estrangeirismos na comunicação cotidiana.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e compartilhar informações de forma colaborativa.
  • Estimular a criatividade na criação de um infográfico informativo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos estrangeirismos no estudo de caso.
  • Participação ativa na discussão em grupo e contribuição para o entendimento do tema pelos demais colegas.
  • Criação de um infográfico criativo e completo.

Ações do professor

  • Apresentar um estudo de caso que envolva estrangeirismos.
  • Entregar o template de infográfico para os alunos.
  • Estimular a discussão em grupo sobre o conteúdo apresentado.

Ações do aluno

  • Ler o estudo de caso e preencher as lacunas do template de infográfico.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Criar um infográfico criativo e apresentá-lo para a turma.