Aula sobre O Que Sao Estrangeirismos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os estrangeirismos são termos importados de outras línguas, geralmente do inglês, e usados na língua portuguesa. Atualmente, com a tecnologia e a globalização, o número de estrangeirismos incorporados ao nosso vocabulário aumentou significativamente. Por isso, é importante que os alunos aprendam a reconhecer esses termos e entendam sua origem.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, empréstimos linguísticos e estrangeirismos, entre outros) na constituição das mensagens e suas funções.".
Metodologia:
Rotação por estações, que consiste em dividir a sala em três estações, cada uma com uma atividade diferente. Os alunos irão trabalhar em grupos, e a cada 20 minutos, irão mudar de estação.
Etapa 1 - Introdução
Professor, faça uma breve introdução sobre o tema e explique o que são estrangeirismos, apresente alguns exemplos e peça que os alunos os identifiquem. Em seguida, divida os estudantes em grupos e explique cada grupo representa uma estação na qual deverão realizar uma atividade.Etapa 2 - Estação 1 - Jogo das palavras
Nessa estação, disponibilize cartas com palavras em português e seus equivalentes em inglês. Os alunos deverão associar a palavra à sua tradução em inglês.Etapa 3 - Estação 2 - Mímica
Nessa estação, os alunos deverão usar a mímica para representar estrangeirismos em inglês. Os outros alunos devem adivinhar a palavra representada.Etapa 4 - Estação 3 - Caça-palavras
Nessa estação, serão entregues caça-palavras com palavras em inglês (estrangeirismos). Os alunos deverão encontrar as palavras e, em seguida, escrever a sua tradução em português.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Após completarem as atividades nas estações, os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs. O template deve conter as seguintes informações: Que bom - algo que eles gostaram sobre a atividade; Que pena - algo que acharam difícil ou que não gostaram; Que tal - sugestões de como melhorar a atividade.Etapa 6 - Avaliação
O professor irá avaliar o desempenho dos alunos através do template da Dinâmica dos 3 Qs, além de avaliar a participação dos alunos nas atividades nas estações.Etapa 7 - Encerramento
O professor irá encerrar a aula reforçando o que foi aprendido e incentivando os alunos a usar a língua portuguesa de forma clara e correta.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecimento de estrangeirismos na língua portuguesa
- Desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe
- Aprendizagem de novas palavras em inglês
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades nas estações
- Compreensão do tema e identificação de estrangeirismos corretamente
- Qualidade do template da Dinâmica dos 3 Qs
Ações do professor
- Preparação das atividades para cada estação
- Orientação e supervisão dos alunos durante as atividades
- Avaliação do desempenho dos alunos
Ações do aluno
- Participação ativa nas atividades nas estações
- Trabalho em equipe para cumprir as atividades
- Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs