Aula sobre O Que Sao Estrangeirismos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os estrangeirismos são termos importados de outras línguas, geralmente do inglês, e usados na língua portuguesa. Atualmente, com a tecnologia e a globalização, o número de estrangeirismos incorporados ao nosso vocabulário aumentou significativamente. Por isso, é importante que os alunos aprendam a reconhecer esses termos e entendam sua origem.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, empréstimos linguísticos e estrangeirismos, entre outros) na constituição das mensagens e suas funções.".

Metodologia:

Rotação por estações, que consiste em dividir a sala em três estações, cada uma com uma atividade diferente. Os alunos irão trabalhar em grupos, e a cada 20 minutos, irão mudar de estação.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, faça uma breve introdução sobre o tema e explique o que são estrangeirismos, apresente alguns exemplos e peça que os alunos os identifiquem. Em seguida, divida os estudantes em grupos e explique cada grupo representa uma estação na qual deverão realizar uma atividade.


  2. Etapa 2 - Estação 1 - Jogo das palavras

    Nessa estação, disponibilize cartas com palavras em português e seus equivalentes em inglês. Os alunos deverão associar a palavra à sua tradução em inglês.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Mímica

    Nessa estação, os alunos deverão usar a mímica para representar estrangeirismos em inglês. Os outros alunos devem adivinhar a palavra representada.


  4. Etapa 4 - Estação 3 - Caça-palavras

    Nessa estação, serão entregues caça-palavras com palavras em inglês (estrangeirismos). Os alunos deverão encontrar as palavras e, em seguida, escrever a sua tradução em português.


  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Após completarem as atividades nas estações, os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs. O template deve conter as seguintes informações: Que bom - algo que eles gostaram sobre a atividade; Que pena - algo que acharam difícil ou que não gostaram; Que tal - sugestões de como melhorar a atividade.


  6. Etapa 6 - Avaliação

    O professor irá avaliar o desempenho dos alunos através do template da Dinâmica dos 3 Qs, além de avaliar a participação dos alunos nas atividades nas estações.


  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula reforçando o que foi aprendido e incentivando os alunos a usar a língua portuguesa de forma clara e correta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecimento de estrangeirismos na língua portuguesa
  • Desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe
  • Aprendizagem de novas palavras em inglês

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades nas estações
  • Compreensão do tema e identificação de estrangeirismos corretamente
  • Qualidade do template da Dinâmica dos 3 Qs

Ações do professor

  • Preparação das atividades para cada estação
  • Orientação e supervisão dos alunos durante as atividades
  • Avaliação do desempenho dos alunos

Ações do aluno

  • Participação ativa nas atividades nas estações
  • Trabalho em equipe para cumprir as atividades
  • Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs