Aula sobre O Que Sao Estrangeirismos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os estrangeirismos são palavras de outras línguas usadas em nossa língua. Eles podem vir de vários idiomas, mas o mais comum é virem do inglês, por ser a língua mais difundida no mundo. Eles são usados em nosso cotidiano e demonstram uma influência cultural importante. Nesta aula, vamos aprender o que são estrangeirismos e sua importância na nossa língua.

Exemplos práticos:

- Shopping

- Fast Food

- Smartphone

- Notebook

- Selfie


  1. Etapa 1 - Preparação

    Professor, prepare uma lista de palavras em inglês e seus significados na nossa língua. Além disso, escolha materiais de apoio, como dicionários e livros.

  2. Etapa 2 - Aula invertida

    Envie a lista de palavras em inglês e seus significados para os alunos estudarem em casa. Além disso, oriente-os a pesquisar sobre a origem e uso dessas palavras.

  3. Etapa 3 - Preparação do template

    Em sala, os alunos devem criar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para realizar a avaliação da atividade.

  4. Etapa 4 - Debate

    Promova um debate sobre os estrangeirismos, suas origens e seus usos. Incentive a participação dos alunos e a troca de ideias.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar ao professor e aos colegas os resultados de suas pesquisas e explicar a origem e uso das palavras em inglês. Avalie o conteúdo apresentado e a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando pontos positivos, negativos e sugestões sobre o uso de estrangeirismos, a partir das apresentações assistidas.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Conclua a aula enfatizando a importância dos estrangeirismos e como eles são usados em nossa língua.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer a importância dos estrangeirismos na nossa língua
  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar dados
  • Estimular o debate e troca de ideias

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na atividade
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas pelos alunos
  • Utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs

Ações do professor

  • Preparar a lista de palavras em inglês e seus significados
  • Orientar e incentivar os alunos a pesquisar sobre as palavras
  • Promover o debate em sala de aula
  • Avaliar o conteúdo apresentado pelos alunos e participação na atividade
  • Concluir a aula enfatizando a importância dos estrangeirismos

Ações do aluno

  • Estudar a lista de palavras em inglês e seus significados
  • Pesquisar sobre a origem e uso das palavras
  • Criar e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs
  • Apresentar os resultados de suas pesquisas e explicar a origem e uso das palavras em inglês
  • Participar do debate em sala de aula.