Aula sobre O Que Sao Memes

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em memes e peça que eles compartilhem exemplos que tenham visto na internet. Em seguida, explique que os memes são imagens, vídeos, textos ou ideias que se espalham rapidamente, principalmente através das redes sociais. Você pode apresentar alguns exemplos de memes impressos em revistas, jornais ou livros e explicar como eles funcionam.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, contextualizando-o e trazendo exemplos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Escolha dos subtópicos

    Cada grupo deverá escolher um subtópico relacionado ao tema principal. Exemplos: "Os memes e a política", "Os memes e a cultura pop", "Os memes e a publicidade" etc.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o subtópico escolhido, utilizando apenas recursos analógicos, como livros, revistas, jornais e enciclopédias.

  5. Etapa 5 - Criação do fanzine

    Cada grupo deverá criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos podem utilizar recortes de revistas, jornais e imagens impressas para ilustrar o fanzine.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu fanzine para a turma, explicando o subtópico escolhido e como ele está relacionado aos memes.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Ao final das apresentações, conduza uma discussão em sala de aula sobre o tema, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e pontos de vista.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre os memes e sua relação com a cultura digital;
  • Promover a integração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as discussões;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos;
  • Criatividade e originalidade na criação do fanzine.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do fanzine;
  • Estimular a participação dos alunos durante as discussões.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida;
  • Trabalhar em equipe para a criação do fanzine;
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.