Aula sobre O Que Sao Memes

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os memes são uma forma de comunicação muito presente na cultura digital atual. Eles são imagens ou vídeos com textos curtos que, geralmente, possuem um tom humorístico. Os memes são compartilhados em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas e, muitas vezes, acabam se tornando virais. O objetivo dessa aula é que os alunos entendam o conceito de memes, como eles são criados e como podem ser usados.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Peça aos alunos que criem uma lista de memes que eles conhecem. Cada aluno deve anotar pelo menos três.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente o conceito de meme e mostre alguns exemplos de memes conhecidos. Você pode usar imagens impressas para isso.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Os alunos devem discutir em grupos de três ou quatro o que eles pensam sobre os memes. Oriente\-os a pensar sobre a função dos memes e como eles são criados.

  4. Etapa 4 - Criação

    Cada grupo deverá criar um meme com base em um tema escolhido por você. Os alunos podem desenhar à mão livre ou recortar imagens de revistas e jornais para criar o meme.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo deve apresentar o seu meme para a turma e explicar o seu significado.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Peça aos alunos que reflitam sobre o que eles aprenderam. Eles devem anotar em seus templates de registro de aprendizagem as principais ideias e conceitos que foram abordados.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Encerre a aula pedindo que os alunos compartilhem o que aprenderam. Cada aluno deve escolher uma ideia que anotou em seu template de registro de aprendizagem e compartilhar com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar diferentes práticas e textos pertencentes à cultura digital;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos ao criar memes;
  • Promover a interação e a cooperação entre os alunos por meio do trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação de memes;
  • Capacidade de análise crítica dos alunos em relação aos memes criados;
  • Compreensão dos conceitos de memes e sua função na cultura digital.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de memes e mostrar exemplos;
  • Orientar os alunos na criação de memes e na discussão sobre sua função;
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Ações do aluno

  • Criar memes em grupo;
  • Discutir em grupo sobre a função dos memes;
  • Anotar as principais ideias e conceitos em seus templates de registro de aprendizagem.