Aula sobre O Que Sao Memes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os memes são um fenômeno cultural da era digital. Eles podem ser imagens, vídeos ou frases que se espalham rapidamente pela internet, modificados e adaptados de acordo com o contexto e a criatividade dos usuários.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 min)

    Inicie a aula explicando o conceito de memes e apresentando alguns exemplos. Os alunos podem compartilhar suas opiniões e experiências sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (15 min)

    Distribua aos alunos um texto sobre a história dos memes para que eles respondam a algumas questões. Crie perguntas que estimulem a reflexão sobre o papel dos memes na cultura digital.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (15 min)

    Mostre aos alunos um vídeo que explica como os memes são criados e se tornam virais. Em seguida, solicite a eles que criem um meme com base em um tema proposto por você.

  4. Etapa 4 - Estação 3 (15 min)

    Dê aos alunos uma lista de memes populares para que eles identifiquem o gênero textual de cada um (charge, comentário, humor, crítica social etc.). Você pode criar perguntas que estimulem a reflexão sobre a função de cada tipo de meme.

  5. Etapa 5 - Estação 4 (15 min)

    Os alunos devem criar um meme com base em uma notícia atual. Você pode propor um debate sobre a influência dos memes na construção de opiniões na internet.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs (10 min)

    Ao final da aula, os alunos devem preencher um template com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", avaliando a atividade. Você pode utilizar os feedbacks para aprimorar a metodologia e aperfeiçoar futuras atividades.

  7. Etapa 7 - Fechamento (5 min)

    Faça um resumo das principais aprendizagens e retome os conceitos de memes e gêneros textuais. Os alunos podem compartilhar suas opiniões finais sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreensão do conceito de memes e identificação de exemplos;
  • Identificação de diferentes gêneros textuais na cultura digital e reflexão sobre sua função;
  • Capacidade de criação de memes com base em notícias e habilidade de reflexão sobre a função dos memes na internet.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do texto e capacidade de reflexão sobre o tema;
  • Capacidade de criação de memes e habilidade de adaptação ao tema proposto;
  • Identificação de diferentes gêneros textuais na cultura digital e reflexão sobre sua função;
  • Capacidade de criação de memes com base em notícias e habilidade de reflexão sobre a função dos memes na internet.

Ações do professor

  • Analisar os feedbacks e refletir sobre a metodologia;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema;
  • Orientar os alunos na criação de memes e na identificação de gêneros textuais.

Ações do aluno

  • Compartilhar opiniões e experiências sobre o tema;
  • Ler e compreender o texto;
  • Criar memes com base em temas propostos;
  • Identificar gêneros textuais e refletir sobre sua função;
  • Avaliar a atividade por meio da Dinâmica dos 3 Qs.