Aula sobre O Que Sao Memes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Explique aos alunos o que são os memes, sua origem, sua evolução e seu uso na cultura digital e trabalhe para desenvolver a habilidade deles em analisar diferentes práticas e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital.

Exemplos práticos:

Apresente aos alunos exemplos de memes famosos, como “Bad Luck Brian”, “Trollface” e “Doge”. Mostre como esses memes são utilizados em diferentes contextos, como redes sociais, fóruns, blogs etc. Discuta com os alunos como os memes podem ser usados para transmitir ideias, humor, sarcasmo e crítica social.


  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Indique aos alunos um texto sobre a origem dos memes e sua evolução na cultura digital. Os alunos devem ler o texto em casa e responder a algumas perguntas propostas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Revisão

    Na sala de aula, revise o conteúdo do texto enviado e esclareça possíveis dúvidas.

  3. Etapa 3 - Introdução à dinâmica dos 3 Qs

    Explique o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada na avaliação da atividade.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?" para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Pesquisa e análise de memes

    Os alunos devem pesquisar e selecionar alguns memes para analisar em grupo. Os grupos devem discutir e responder às perguntas sobre as características dos memes selecionados.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados da análise dos memes selecionados. Incentive o debate e a discussão sobre os resultados apresentados.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 4 para avaliar a atividade e você deve avaliar a participação deles no processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Incentivar a criatividade e a produção de conteúdo pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na análise dos memes;
  • Qualidade da apresentação dos resultados da análise;
  • Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Enviar o texto sobre a origem dos memes e sua evolução na cultura digital antes da aula;
  • Incentivar o debate e a discussão sobre os resultados da análise dos memes selecionados;
  • Utilizar os critérios de avaliação definidos para avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Ler o texto enviado antes da aula e responder às perguntas sobre o assunto;
  • Pesquisar e selecionar alguns memes para análise em grupo;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.