Aula sobre O Que Sao Minorias

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Minorias são grupos de pessoas que possuem características específicas, tais como a etnia, a religião, a orientação sexual, a deficiência, a nacionalidade, entre outras, e que são numericamente inferiores em relação ao restante da população. Essas pessoas muitas vezes enfrentam dificuldades e desvantagens sociais, econômicas e políticas, como a discriminação, o preconceito, a exclusão e a violência, o que pode afetar significativamente suas vidas e oportunidades. A proteção e a promoção dos direitos das minorias são fundamentais para garantir a igualdade e a diversidade em uma sociedade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Faça uma contextualização do tema "O que são minorias?" e seus subtópicos, destacando a importância de compreender e respeitar as diferenças culturais.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em duplas ou trios e distribua as tarefas que será desenvolver um argumento sobre as minorias e as formas de opressão.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Cada dupla ou trio cria um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento dos argumentos

    Cada dupla ou trio trabalha em conjunto para desenvolver os argumentos e preparar a apresentação. Cuidado com estereótipos e preconceitos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada dupla ou trio apresenta seu argumento para a turma. Organize o tempo de apresentação e estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada dupla ou trio avalia o desempenho dos outros grupos com base nos critérios estabelecidos no modelo de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas e destaque a importância do respeito às diferenças e faça uma síntese do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial.
  • Defender o princípio do respeito às diferenças.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema "O que são minorias?" e seus subtópicos.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Monitorar o desenvolvimento das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do modelo de avaliação por pares.
  • Trabalhar em equipe para desenvolver os argumentos e a apresentação.
  • Avaliar o desempenho com base nos critérios estabelecidos.