Aula sobre O Que Sao Minorias

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O objetivo desta aula é entender o conceito de minorias, que são grupos de pessoas que, por diferentes motivos, têm menos poder e menos representação na sociedade. É importante compreender que as minorias podem ser étnicas, religiosas, de gênero, entre outras, e que o respeito às diferenças é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de minorias e sua importância da diversidade cultural e do respeito às individualidades para a sociedade.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os estudantes em grupos. Cada grupo recebe uma minoria étnica para analisar e identificar suas manifestações culturais.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos apresentam suas análises e decidem qual manifestação cultural irão desenvolver no modelo de design thinking.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos criam um esboço do template de design thinking com base na manifestação cultural escolhida.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentam seus templates de design thinking e discutem suas ideias com a turma.

  6. Etapa 6 - Refinar

    Os grupos refinam os modelos de design thinking com base no feedback recebido.

  7. Etapa 7 - Apresentar

    Os grupos apresentam os modelos de design thinking finalizados e discutem a importância do respeito às diferenças para uma sociedade mais justa e igualitária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial;
  • Entender a importância do respeito às diferenças para uma sociedade mais justa e igualitária;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Compreensão do conceito de minorias e sua importância para a sociedade;
  • Identificação e análise de diferentes manifestações culturais de minorias étnicas;
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de minorias e sua importância para a sociedade;
  • Propor atividades que envolvam a análise de diferentes manifestações culturais de minorias étnicas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Orientar os alunos na criação do modelo de design thinking
  • Avaliar o desempenho dos estudantes e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Identificar e analisar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas;
  • Trabalhar em equipe na criação do modelo de design thinking;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação;
  • Apresentar e defender as ideias do grupo.