Aula sobre O Que Sao Minorias

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Minorias são grupos de pessoas que possuem características específicas, tais como a etnia, a religião, a orientação sexual, a deficiência, a nacionalidade, entre outras, e que são numericamente inferiores em relação ao restante da população. Essas pessoas muitas vezes enfrentam dificuldades e desvantagens sociais, econômicas e políticas, como a discriminação, o preconceito, a exclusão e a violência, o que pode afetar significativamente suas vidas e oportunidades. A proteção e a promoção dos direitos das minorias são fundamentais para garantir a igualdade e a diversidade em uma sociedade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do jogo

    Apresente o objetivo da atividade, que consiste em criar um jogo de tabuleiro, com o tema "Minorias", e contextualize o tema. Divida os alunos em grupos e distribua os materiais necessários para a produção do jogo.

  2. Etapa 2 - Definição do tema e dos subtópicos

    Cada grupo irá escolher um tema relacionado às minorias e definir os subtópicos que serão abordados no jogo. Auxilie na escolha dos temas e subtópicos. Cuidado com estereótipos e preconceitos.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro e das casas

    Os alunos irão criar o tabuleiro do jogo conforme o tema escolhido. As casas do tabuleiro poderão ter perguntas, desafios, curiosidades, entre outras ações, como, por exemplo, avançar ou retroceder.

  4. Etapa 4 - Criação das cartas de perguntas e ações

    Cada grupo irá criar as cartas de perguntas e ações que serão sorteados durante o jogo. As perguntas e ações deverão estar relacionadas ao tema e aos subtópicos escolhidos.

  5. Etapa 5 - Criação dos pinos e do dado

    Os alunos irão criar os pinos que serão utilizados para marcar a posição dos jogadores no tabuleiro e o dado que será utilizado para sortear as casas. Os pinos podem ser representações das minorias escolhidas.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Após a finalização do jogo, cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos, para avaliar a jogabilidade e a adequação ao tema e aos subtópicos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o jogo criado pelos alunos, considerandos critérios como adequação ao tema e aos subtópicos, criatividade, jogabilidade e capacidade de transmitir conhecimento sobre o tema das minorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de transmitir conhecimento sobre o tema das minorias de forma lúdica e dinâmica.

Critérios de avaliação

  • Adequação ao tema e aos subtópicos escolhidos.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Jogabilidade e capacidade de transmitir conhecimento sobre o tema das minorias.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema.
  • organizar os materiais e auxiliar na escolha dos temas e subtópicos.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Avaliar o jogo criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para a criação do jogo.
  • Criar o tabuleiro, as casas, as cartas de perguntas e ações, os pinos e o dado.
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos e avaliar a jogabilidade e a adequação ao tema e aos subtópicos.