Aula sobre O Que Sao Minorias
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Minorias são grupos de pessoas que possuem características específicas, tais como a etnia, a religião, a orientação sexual, a deficiência, a nacionalidade, entre outras, e que são numericamente inferiores em relação ao restante da população. Essas pessoas muitas vezes enfrentam dificuldades e desvantagens sociais, econômicas e políticas, como a discriminação, o preconceito, a exclusão e a violência, o que pode afetar significativamente suas vidas e oportunidades. A proteção e a promoção dos direitos das minorias são fundamentais para garantir a igualdade e a diversidade em uma sociedade.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por minorias e quais são as principais manifestações culturais de minorias étnicas que conhecem. Cuidado com estereótipos e preconceitos.Etapa 2 - Contextualização
Explique o tema, apresentando exemplos de minorias étnicas no Brasil e no mundo e suas principais manifestações culturais. Apresente o modelo de avaliação por rubricas.Etapa 3 - Formação de grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Reforce o respeito as diferenças e os direitos humanos.Etapa 4 - Debate em grupo
Os grupos discutem o tema usando o modelo de avaliação por rubrica para avaliar as discussões e argumentações dos colegas.Etapa 5 - Síntese parcial
Faça um levantamento das principais ideias discutidas em cada grupo e fará uma síntese parcial do tema. Estimule a participação de todos. É possível fazer uma “chuva de ideias”. Reforce o respeito as diferenças.Etapa 6 - Debate
Os grupos voltam a se reunir em um debate geral e buscando compreender quais as principais formas de opressão as minorias estão sujeitas. Cada grupo apresenta sua conclusão sobre o tema.Etapa 7 - Síntese final
Faça uma síntese final das principais ideias discutidas na aula e avalie o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
- Compreender as desigualdades sociais e as formas de opressão que as minorias enfrentam.
- Desenvolver habilidades de argumentação e debate crítico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Capacidade de argumentação e defesa de ideias.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Compreensão das diferentes manifestações culturais de minorias étnicas.
- Uso adequado do modelo de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Contextualizar o tema, explicando o que são minorias e quais são as principais manifestações culturais de minorias étnicas no Brasil e no mundo.
- Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Distribuir o modelo de avaliação por rubrica e explicar como os critérios serão avaliados.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões, fazendo perguntas e incentivando a argumentação.
- Resumir as principais ideias discutidas em cada grupo e fazer uma síntese geral ao final da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo, respeitando as opiniões dos colegas.
- Compreender as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas e suas importâncias.
- Usar adequadamente o modelo de avaliação por rubrica, avaliando as discussões e argumentações dos colegas.
- Colaborar com o grupo para chegar a uma conclusão e síntese geral ao final da aula.