Aula sobre O Que Sao Minorias

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Minorias são grupos de pessoas que possuem características específicas, tais como a etnia, a religião, a orientação sexual, a deficiência, a nacionalidade, entre outras, e que são numericamente inferiores em relação ao restante da população. Essas pessoas muitas vezes enfrentam dificuldades e desvantagens sociais, econômicas e políticas, como a discriminação, o preconceito, a exclusão e a violência, o que pode afetar significativamente suas vidas e oportunidades. A proteção e a promoção dos direitos das minorias são fundamentais para garantir a igualdade e a diversidade em uma sociedade.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem por minorias e quais são as principais manifestações culturais de minorias étnicas que conhecem. Cuidado com estereótipos e preconceitos.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Explique o tema, apresentando exemplos de minorias étnicas no Brasil e no mundo e suas principais manifestações culturais. Apresente o modelo de avaliação por rubricas.

  3. Etapa 3 - Formação de grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Reforce o respeito as diferenças e os direitos humanos.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os grupos discutem o tema usando o modelo de avaliação por rubrica para avaliar as discussões e argumentações dos colegas.

  5. Etapa 5 - Síntese parcial

    Faça um levantamento das principais ideias discutidas em cada grupo e fará uma síntese parcial do tema. Estimule a participação de todos. É possível fazer uma “chuva de ideias”. Reforce o respeito as diferenças.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos voltam a se reunir em um debate geral e buscando compreender quais as principais formas de opressão as minorias estão sujeitas. Cada grupo apresenta sua conclusão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Síntese final

    Faça uma síntese final das principais ideias discutidas na aula e avalie o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas para compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
  • Compreender as desigualdades sociais e as formas de opressão que as minorias enfrentam.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de argumentação e defesa de ideias.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Compreensão das diferentes manifestações culturais de minorias étnicas.
  • Uso adequado do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema, explicando o que são minorias e quais são as principais manifestações culturais de minorias étnicas no Brasil e no mundo.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Distribuir o modelo de avaliação por rubrica e explicar como os critérios serão avaliados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões, fazendo perguntas e incentivando a argumentação.
  • Resumir as principais ideias discutidas em cada grupo e fazer uma síntese geral ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, respeitando as opiniões dos colegas.
  • Compreender as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas e suas importâncias.
  • Usar adequadamente o modelo de avaliação por rubrica, avaliando as discussões e argumentações dos colegas.
  • Colaborar com o grupo para chegar a uma conclusão e síntese geral ao final da aula.