Aula sobre O Que Sao Organizacoes Mundiais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As organizações mundiais são entidades criadas com o objetivo de promover a cooperação entre os países em diversas áreas, como economia, saúde, educação, meio ambiente, entre outras. Essas organizações possuem grande importância no cenário mundial, influenciando diretamente nas relações entre os países e nos processos de integração cultural e econômica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o tema para que os alunos possam entender a importância das organizações mundiais. Pergunte aos alunos se eles sabem o que são organizações mundiais e para que elas servem. Explique que as organizações mundiais são instituições que têm como objetivo promover a cooperação internacional em diversas áreas, como economia, saúde, educação, meio ambiente, entre outras.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Apresente um problema relacionado ao tema, como por exemplo: "Como as organizações mundiais podem contribuir para a redução da desigualdade social no mundo?".

    Para exemplificar a atuação das organizações mundiais, apresente alguns exemplos, como a Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo promover a paz e a segurança mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS), que atua na prevenção e tratamento de doenças em todo o mundo, e a Organização Mundial do Comércio (OMC), que regula o comércio internacional.


  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre o problema apresentado e buscar informações sobre as organizações mundiais que atuam na área.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa e as informações sobre as organizações mundiais que atuam na área.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da atividade, os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e a participação dos colegas.

    Os grupos devem discutir a respeito das avaliações recebidas e refletir sobre o desempenho geral da turma.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Participação na avaliação da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Definir o problema a ser pesquisado.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar da pesquisa em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar os resultados da pesquisa e avaliar a atividade.