Aula sobre O Que Sao Organizacoes Mundiais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As organizações mundiais são entidades criadas com o objetivo de promover a cooperação entre os países em diversas áreas, como economia, saúde, educação, meio ambiente, entre outras. Essas organizações possuem grande importância no cenário mundial, influenciando diretamente nas relações entre os países e nos processos de integração cultural e econômica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes de iniciar a aula, contextualize o tema para os alunos. Explique o que são organizações mundiais, quais são as principais e qual é o papel delas na integração cultural e econômica nos contextos americano e africano

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, orientando de que devem trabalhar juntos durante toda a atividade.

  3. Etapa 3 - Explicação do template de avaliação por pares

    Explique aos alunos que eles criarão um template de avaliação por pares, no qual um grupo avalia o outro. O template deve conter os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Definição dos subtópicos

    Defina os subtópicos que os grupos devem abordar na atividade, como a atuação da ONU na resolução de conflitos, a atuação da OMS na pandemia de Covid-19 e a atuação da OMC no comércio internacional.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Oriente os grupos a realizarem uma pesquisa sobre os subtópicos apresentados na etapa anterior. Informe-os de que deverão apresentar o resultado da pesquisa para todos os grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar sua pesquisa para a turma, utilizando materiais simples disponíveis na sala de aula, como cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.

  7. Etapa 7 - Avaliação pelos pares

    Após cada apresentação, os outros grupos devem preencher o template de avaliação por pares, avaliando a apresentação do grupo que acabou de apresentar.

  8. Etapa 8 - Discussão final

    Ao final da atividade, promova uma discussão com a turma sobre o papel das organizações mundiais na integração cultural e econômica nos contextos americano e africano. Incentive os alunos a fazerem conexões com sua própria realidade e a identificar marcas desses processos em seus lugares de vivência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral;
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a reflexão crítica sobre o papel das organizações mundiais na integração cultural e econômica nos contextos americano e africano.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos;
  • Explicar o template de avaliação por pares;
  • Definir os subtópicos;
  • Orientar a pesquisa em grupo;
  • Promover a discussão final.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo;
  • Pesquisar sobre os subtópicos definidos;
  • Preparar uma apresentação de 5 a 10 minutos;
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos;
  • Participar da discussão final.