Aula sobre O Que Sao Organizacoes Mundiais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As organizações mundiais são entidades criadas com o objetivo de promover a cooperação entre os países em diversas áreas, como economia, saúde, educação, meio ambiente, entre outras. Essas organizações possuem grande importância no cenário mundial, influenciando diretamente nas relações entre os países e nos processos de integração cultural e econômica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e objetivo da aula

    Apresente o tema e o objetivo da aula, explicando a importância das organizações mundiais e sua atuação nos processos de integração cultural e econômica.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos, para que possam trabalhar juntos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos deverão criar um mapa de empatia sobre a atuação das organizações mundiais nos contextos americano e africano. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e haverá uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Identificação dos processos de integração cultural e econômica

    Com base nas informações apresentadas no mapa de empatia, os alunos identificarão os processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como as organizações mundiais atuam nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância das organizações mundiais e sua atuação nos processos de integração cultural e econômica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de análise crítica;
  • Estímulo à criatividade e ao trabalho em grupo;
  • Compreensão da importância das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia;
  • Identificação correta dos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano;
  • Compreensão da importância das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e objetivo da aula;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Apresentar exemplos práticos da atuação das organizações mundiais.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Identificar os processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano;
  • Participar ativamente da discussão em grupo.