Aula sobre O Que Sao Organizacoes Mundiais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


As organizações mundiais são instituições criadas por países ou grupos de países para atuar em questões globais, como meio ambiente, economia, saúde, direitos humanos, entre outras. Essas organizações têm como objetivo promover a cooperação entre os países membros e buscar soluções para problemas que afetam o mundo inteiro. No entanto, muitas pessoas desconhecem a existência dessas organizações e sua importância para a sociedade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula realizando um levantamento de conhecimento prévio, perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre organizações mundiais e o que sabem sobre o assunto. Em seguida, apresente o tema que tem como objetivo promover a cooperação entre os países membros e buscar soluções para problemas que afetam o mundo inteiro

  2. Etapa 2 - Criação do template de infográfico

    Os alunos, em grupos, devem criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas durante o estudo de caso. Forneça materiais como cartolinas, canetas coloridas, revistas, jornais, entre outros, para que os alunos possam elaborar o template.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre a atuação de uma organização mundial em um problema global. Os alunos em grupo devem estudar o caso proposto.

  4. Etapa 4 - Estudo do caso

    A partir do estudo realizado, os alunos irão preencher as lacunas do template de infográfico criado.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo apresenta o seu infográfico para a turma, explicando como a organização mundial atuou no problema global apresentado no estudo de caso.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma discute em conjunto as informações apresentadas pelos grupos e como a atuação das organizações mundiais pode afetar a vida das pessoas em seus lugares de vivência.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a aula, a qualidade do template de infográfico e a clareza das informações apresentadas pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de informações.
  • Estimular o trabalho em grupo.
  • Promover o interesse dos alunos pelo assunto.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do template de infográfico.
  • Clareza das informações apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Fornecer materiais para a criação do template de infográfico.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das apresentações.

Ações do aluno

  • Criar o template de infográfico.
  • Estudar o caso apresentado pelo professor.
  • Apresentar o infográfico para a turma.