Aula sobre O Que Sao Organizacoes Mundiais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As organizações mundiais são instituições criadas por países ou grupos de países para atuar em questões globais, como meio ambiente, economia, saúde, direitos humanos, entre outras. Essas organizações têm como objetivo promover a cooperação entre os países membros e buscar soluções para problemas que afetam o mundo inteiro. No entanto, muitas pessoas desconhecem a existência dessas organizações e sua importância para a sociedade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes de iniciar a atividade, é importante contextualizar o assunto e apresentar aos alunos o conceito de organizações mundiais. Explique que essas instituições internacionais são formadas por países que se unem com o objetivo de promover a cooperação e o desenvolvimento global. Cite exemplos como a ONU, OMC, OMS e UNESCO.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue o material para a criação do jogo de tabuleiro. Disponibilize materiais simples como: papel cartão, cartolina, tesoura, lápis, canetas coloridas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Brainstorming

    Apresente aos alunos o objetivo da atividade e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, realize uma dinâmica em grupo para que os alunos possam pensar em ideias para o jogo de tabuleiro. Estimule a criatividade e a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Definição dos temas

    Cada grupo deverá escolher um tema relacionado às organizações mundiais, como a ONU, OMC, OMS e UNESCO. Após a escolha do tema, os alunos deverão pesquisar e definir os subtópicos que serão abordados no jogo.

  5. Etapa 5 - Criação do tabuleiro

    Os alunos deverão criar o tabuleiro com 51 casas e definir as regras do jogo, como o número de jogadores, a ordem de jogada e as ações que serão realizadas ao cair em determinadas casas.

  6. Etapa 6 - Elaboração de perguntas e ações

    Cada grupo deverá criar 20 perguntas e 10 ações relacionadas ao tema escolhido. As perguntas devem ser objetivas e abordar os subtópicos definidos anteriormente. As ações devem ser criativas e relacionadas ao tema.

  7. Etapa 7 - Teste do jogo

    Os grupos deverão testar o jogo entre si para verificar se as regras estão claras e se as perguntas e ações estão adequadas ao tema escolhido.

  8. Etapa 8 - Apresentação do jogo

    Cada grupo deverá apresentar o jogo criado para a turma, explicando as regras, as perguntas e as ações. Ao final, os alunos deverão jogar o jogo dos outros grupos e avaliar a criatividade e a efetividade do jogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da criatividade e da capacidade de trabalhar em grupo.
  • Aprendizagem sobre organizações mundiais e seus objetivos.
  • Desenvolvimento da habilidade de análise crítica e reflexão sobre a atuação das organizações mundiais.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Clareza das regras e objetividade das perguntas.
  • Coerência entre o tema escolhido e as perguntas e ações criadas.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Orientar os alunos na definição dos temas e subtópicos.
  • Avaliar a efetividade do jogo e a aprendizagem dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Pesquisar e definir os subtópicos relacionados ao tema escolhido.
  • Avaliar a criatividade e a efetividade do jogo dos outros grupos.