Aula sobre O Que Sao Organizacoes Mundiais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As organizações mundiais são instituições criadas por países ou grupos de países para atuar em questões globais, como meio ambiente, economia, saúde, direitos humanos, entre outras. Essas organizações têm como objetivo promover a cooperação entre os países membros e buscar soluções para problemas que afetam o mundo inteiro. No entanto, muitas pessoas desconhecem a existência dessas organizações e sua importância para a sociedade.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são organizações mundiais, sua importância e sua atuação nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano. Explique exemplos práticos de organizações mundiais, como a ONU, a OMC e a UNESCO.Etapa 2 - Divisão da turma em estações
Divida a turma em estações de acordo com os subtópicos: “ONU”, “OMC” e“UNESCO”. Cada estação deve ter um material diferente para que os alunos possam aprender sobre o subtópico em questão.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs e como ela será usada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Os campos Que bom, Que pena e Que tal devem ser usados pelos alunos para avaliar a atividade em cada estação.Etapa 4 - Rotação por estações
Os alunos devem se mover de estação em estação, de acordo com a ordem estabelecida pelo professor. Em cada estação, os alunos devem ler o material fornecido e responder a perguntas sobre o subtópico em questão. Eles devem também preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 5 - Discussão em grupo
Depois que todos os alunos passaram por todas as estações, eles devem se reunir em grupos para discutir o que aprenderam. Estimule a troca de ideias e a discussão sobre os subtópicos.Etapa 6 - Apresentação em grupo
Cada grupo deve apresentar o que aprendeu sobre o subtópico em questão. Estimule a participação de todos os alunos e esclareça dúvidas.Etapa 7 - Encerramento
Faça um fechamento da aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de análise da atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolvimento da habilidade de avaliação crítica da atividade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentação clara e objetiva do que foi aprendido sobre o subtópico em questão.
Ações do professor
- Divisão da turma em estações.
- Estimular a participação dos alunos e a troca de ideias.
- Fazer um fechamento da aula reforçando os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Ler o material fornecido em cada estação.
- Responder às perguntas sobre o subtópico em questão.
- Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.