Aula sobre O Que Sao Sequencias Recursivas E Nao Recursivas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as sequências são conjuntos de números que seguem uma ordem específica. As sequências podem ser recursivas ou não-recursivas. As sequências recursivas são aquelas que dependem dos termos anteriores para serem definidas, enquanto as sequências não-recursivas não dependem dos termos anteriores. É importante destacar que o conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na literatura.

Exemplo prático:

Para exemplificar o assunto, você pode utilizar a sequência de Fibonacci, que é uma sequência recursiva. A sequência começa com os números 0 e 1, e a partir do terceiro termo, cada termo é a soma dos dois termos anteriores. A sequência é: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, ...


  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos o problema a ser resolvido: "Como classificar sequências em recursivas e não-recursivas?".

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos devem, em grupos, gerar alternativas para resolver o problema apresentado. Forneça algumas dicas, como: pesquisar exemplos de sequências recursivas e não-recursivas, identificar padrões nas sequências, entre outros.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas soluções para a classe. Incentive a discussão e o debate entre os grupos, para que todos possam aprender com as diferentes abordagens.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os alunos devem criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deve ser feito em grupo e deve conter as soluções apresentadas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação do diário de bordo

    Os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a classe. Avalie a qualidade das soluções apresentadas e incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos devem realizar uma atividade prática, na qual devem criar uma sequência recursiva ou não-recursiva. Avalie a qualidade das sequências criadas e incentive a discussão entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações. Incentive a reflexão e o debate entre os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar sequências em recursivas e não-recursivas;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas;
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos;
  • Qualidade das sequências criadas pelos alunos;
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e apresentar exemplos práticos;
  • Incentivar a discussão e o debate entre os grupos;
  • Avaliar a qualidade das soluções apresentadas pelos grupos e das sequências criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para gerar alternativas e apresentar soluções;
  • Criar uma sequência recursiva ou não-recursiva;
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.