Aula sobre O Que Sao Sequencias Recursivas E Nao Recursivas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as sequências são conjuntos de números que seguem uma ordem específica. As sequências podem ser recursivas ou não-recursivas. As sequências recursivas são aquelas que se definem a partir de uma fórmula que depende dos termos anteriores da sequência. Já as sequências não-recursivas são aquelas que se definem a partir de uma fórmula que não depende dos termos anteriores da sequência. É importante ressaltar que o conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na literatura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância de classificar as sequências em recursivas e não-recursivas. Liste os objetivos da aula e explique como a atividade será desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida a turma em grupos e peça para cada grupo pesquisar exemplos de sequências recursivas e não-recursivas. Os alunos podem utilizar livros didáticos, enciclopédias, dicionários e outros materiais disponíveis na sala de aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a pesquisa, peça para que cada grupo apresente os exemplos encontrados e explique se a sequência é recursiva ou não-recursiva. Os outros grupos devem avaliar a apresentação e preencher o template de avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Exercícios em sala de aula

    Distribua exercícios para os alunos resolverem em sala de aula. Os exercícios devem envolver a classificação de sequências em recursivas e não-recursivas.

  5. Etapa 5 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em sala de aula e explique as respostas corretas. Os alunos devem avaliar a correção dos exercícios dos colegas e preencher o template de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Peça para que cada grupo apresente a correção dos exercícios e explique os argumentos utilizados. Os outros grupos devem avaliar a apresentação e preencher o template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula e reforce os objetivos alcançados. Peça para os alunos avaliarem a aula e preencherem o template de avaliação por pares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidade de classificar sequências em recursivas e não-recursivas.
  • Reconhecer aplicação da recursão em diferentes áreas do conhecimento.
  • Desenvolver habilidade de avaliar desempenho dos colegas.
  • Estimular habilidade de pesquisa.
  • Identificar exemplos de sequências recursivas e não-recursivas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo e colaboração efetiva.
  • Qualidade dos argumentos e construção coerente.
  • Apresentação clara e comunicação eficaz.
  • Desempenho geral nas atividades propostas.
  • Participação ativa e contribuição significativa para o aprendizado coletivo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos na realização de pesquisas e atividades.
  • Criar e aplicar o template de avaliação por pares.
  • Corrigir os exercícios e fornecer feedback aos alunos.
  • Concluir a aula e orientar a avaliação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar de discussões e atividades relacionadas ao tema.
  • Realizar pesquisas e anotar exemplos relevantes.
  • Apresentar e avaliar os exemplos encontrados.
  • Resolver exercícios propostos e apresentar correções.
  • Preencher o template de avaliação por pares e avaliar a aula.