Aula sobre O Que Sao Sequencias Recursivas E Nao Recursivas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as sequências são conjuntos de números que seguem um padrão específico. As sequências podem ser classificadas em recursivas e não-recursivas. As sequências recursivas são aquelas que dependem dos termos anteriores para serem definidas, enquanto as sequências não-recursivas não dependem dos termos anteriores. É importante ressaltar que o conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na literatura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de classificar as sequências em recursivas e não-recursivas. Em seguida, divida os alunis em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Definição de sequências

    Cada grupo deve definir uma sequência recursiva e uma sequência não-recursiva. Auxilie os alunos na definição das sequências.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve discutir as sequências definidas e justificar por que cada uma é recursiva ou não-recursiva.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Avaliação dos grupos

    Cada grupo deve avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve discutir as avaliações recebidas e justificar as notas atribuídas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e ressalte a importância da classificação das sequências em recursivas e não-recursivas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Classificar sequências recursivas e não-recursivas.
  • Estimular colaboração e trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidade de argumentação e comunicação.
  • Definir sequências recursivas e não-recursivas.
  • Estimular criatividade e imaginação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo e construção de argumentos.
  • Apresentação e comunicação eficazes.
  • Criatividade e clareza na definição das sequências.
  • Participação de todos os membros do grupo.
  • Objetividade e coerência na avaliação.

Ações do professor

  • Apresentar tema e importância da classificação das sequências.
  • Dividir alunos em grupos e explicar critérios de avaliação.
  • Auxiliar alunos na definição das sequências e estimular discussão.
  • Auxiliar na argumentação e criação do template de avaliação por pares.
  • Explicar processo de avaliação, auxiliar alunos e fazer conclusão.

Ações do aluno

  • Formar grupos e definir critérios de avaliação.
  • Definir sequências recursivas e não-recursivas.
  • Apresentar e discutir sequências com o grupo.
  • Criar template de avaliação por pares.
  • Avaliar trabalho de outros grupos, discutir avaliações e participar da conclusão.