Aula sobre O Que Sao Sequencias Recursivas E Nao Recursivas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as sequências são conjuntos de números que seguem uma ordem específica. As sequências podem ser recursivas ou não-recursivas. As sequências recursivas são aquelas que dependem dos termos anteriores para serem definidas, enquanto as sequências não-recursivas são aquelas que não dependem dos termos anteriores. É importante destacar que o conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na literatura.

Exemplos práticos:

Para ajudar os alunos a entenderem melhor o conceito de sequências recursivas e não-recursivas, é possível utilizar exemplos práticos. Por exemplo, a sequência de Fibonacci é um exemplo de sequência recursiva, pois cada termo depende dos dois termos anteriores. Já a sequência dos números pares é um exemplo de sequência não-recursiva, pois cada termo pode ser definido independentemente dos termos anteriores.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a diferença entre sequências recursivas e não-recursivas.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos. O estudo de caso consiste em uma sequência numérica que os alunos devem classificar como recursiva ou não-recursiva.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as classificações das sequências numéricas apresentadas na atividade anterior.

  4. Etapa 4 - Criação do template de infográfico

    Os alunos devem criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre sequências recursivas e não-recursivas.

  5. Etapa 5 - Estudo de caso em grupo

    Os alunos devem trabalhar em grupo para criar um estudo de caso envolvendo sequências recursivas e não-recursivas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos estudos de caso

    Cada grupo deve apresentar o seu estudo de caso para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito de sequências recursivas e não-recursivas;
  • Identificar exemplos de sequências recursivas e não-recursivas;
  • Reconhecer a presença do conceito de recursão em diferentes áreas do conhecimento;
  • Aplicar o conceito de sequências recursivas e não-recursivas em um contexto prático;
  • Desenvolver a habilidade de classificar sequências em recursivas e não-recursivas;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de criar um material didático;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Identificar pontos a serem melhorados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula;
  • Identificação correta de exemplos de sequências recursivas e não-recursivas;
  • Compreensão do conceito de recursão;
  • Identificação correta da classificação da sequência numérica;
  • Participação ativa na atividade;
  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Compreensão do conceito de sequências recursivas e não-recursivas;
  • Qualidade do template de infográfico;
  • Qualidade do estudo de caso criado;
  • Participação ativa na apresentação;
  • Qualidade do estudo de caso apresentado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Explicar a diferença entre sequências recursivas e não-recursivas;
  • Utilizar exemplos práticos para ilustrar o conceito;
  • Apresentar o estudo de caso;
  • Orientar os alunos na atividade;
  • Orientar a discussão em grupo;
  • Tirar dúvidas e esclarecer conceitos;
  • Orientar os alunos na criação do template de infográfico;
  • Fornecer materiais para a criação do template;
  • Orientar os alunos na criação do estudo de caso;
  • Fornecer materiais para a criação do estudo de caso;
  • Orientar os alunos na apresentação;
  • Fornecer feedback sobre as apresentações;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Fornecer feedback individual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula;
  • Identificar exemplos de sequências recursivas e não-recursivas;
  • Classificar a sequência numérica como recursiva ou não-recursiva;
  • Participar ativamente da atividade;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas;
  • Criar o template de infográfico;
  • Trabalhar em grupo para criar o estudo de caso;
  • Apresentar o estudo de caso criado pelo grupo;
  • Receber feedback do professor;
  • Identificar pontos a serem melhorados.