Aula sobre O Que Sao Sequencias Recursivas E Nao Recursivas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as sequências são conjuntos de números que seguem uma ordem específica. Existem dois tipos de sequências: as recursivas e as não-recursivas. As sequências recursivas são aquelas que se definem a partir de um termo anterior, enquanto as não-recursivas são aquelas que possuem uma fórmula matemática para calcular qualquer termo da sequência.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância de classificar as sequências em recursivas e não-recursivas. Em seguida, divida a turma em grupos e entregue uma folha de papel para cada grupo.Etapa 2 - Criação do Mapa de Registro
Os alunos devem criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que os alunos criem um jogo que envolva o conceito de sequências recursivas e não-recursivas.Etapa 3 - Definição do Objetivo do Jogo
Os alunos devem definir qual será o objetivo do jogo. Por exemplo, o objetivo pode ser classificar sequências em recursivas e não-recursivas.Etapa 4 - Definição dos Desafios do Jogo
Os alunos devem definir quais serão os desafios do jogo. Por exemplo, um desafio pode ser identificar se uma sequência é recursiva ou não-recursiva.Etapa 5 - Definição dos Níveis
Os alunos devem definir quantos níveis terá o jogo e quais serão as dificuldades de cada nível. Por exemplo, o primeiro nível pode ser mais fácil, com sequências simples, enquanto o último nível pode ser mais difícil, com sequências mais complexas.Etapa 6 - Definição do Esquema de Recompensas
Os alunos devem definir qual será o esquema de recompensas do jogo. Por exemplo, a cada acerto, o jogador ganha pontos e, ao final do jogo, pode ganhar um prêmio.Etapa 7 - Apresentação dos Jogos
Cada grupo deve apresentar o seu jogo para a turma. Avalie a criatividade e a capacidade dos alunos em aplicar o conceito de sequências recursivas e não-recursivas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de classificar sequências em recursivas e não-recursivas;
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos;
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo;
- Capacidade de aplicar o conceito de sequências recursivas e não-recursivas;
- Capacidade de trabalhar em grupo.
Ações do professor
- Explicar o conceito de sequências recursivas e não-recursivas;
- Dividir a turma em grupos;
- Avaliar a criatividade e a capacidade dos alunos em aplicar o conceito de sequências recursivas e não-recursivas.
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?;
- Definir o objetivo do jogo;
- Definir os desafios do jogo;
- Definir os níveis do jogo;
- Apresentar o jogo para a turma.