Aula sobre O Que Sao Sequencias Recursivas E Nao Recursivas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as sequências são conjuntos de números que seguem uma ordem específica. Existem dois tipos de sequências: as recursivas e as não-recursivas. As sequências recursivas são aquelas que se definem a partir de um termo anterior, enquanto as não-recursivas são aquelas que possuem uma fórmula matemática para calcular qualquer termo da sequência.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de classificar as sequências em recursivas e não-recursivas. Em seguida, divida a turma em grupos e entregue uma folha de papel para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa de Registro

    Os alunos devem criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que os alunos criem um jogo que envolva o conceito de sequências recursivas e não-recursivas.

  3. Etapa 3 - Definição do Objetivo do Jogo

    Os alunos devem definir qual será o objetivo do jogo. Por exemplo, o objetivo pode ser classificar sequências em recursivas e não-recursivas.

  4. Etapa 4 - Definição dos Desafios do Jogo

    Os alunos devem definir quais serão os desafios do jogo. Por exemplo, um desafio pode ser identificar se uma sequência é recursiva ou não-recursiva.

  5. Etapa 5 - Definição dos Níveis

    Os alunos devem definir quantos níveis terá o jogo e quais serão as dificuldades de cada nível. Por exemplo, o primeiro nível pode ser mais fácil, com sequências simples, enquanto o último nível pode ser mais difícil, com sequências mais complexas.

  6. Etapa 6 - Definição do Esquema de Recompensas

    Os alunos devem definir qual será o esquema de recompensas do jogo. Por exemplo, a cada acerto, o jogador ganha pontos e, ao final do jogo, pode ganhar um prêmio.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Jogos

    Cada grupo deve apresentar o seu jogo para a turma. Avalie a criatividade e a capacidade dos alunos em aplicar o conceito de sequências recursivas e não-recursivas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar sequências em recursivas e não-recursivas;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo;
  • Capacidade de aplicar o conceito de sequências recursivas e não-recursivas;
  • Capacidade de trabalhar em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de sequências recursivas e não-recursivas;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Avaliar a criatividade e a capacidade dos alunos em aplicar o conceito de sequências recursivas e não-recursivas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?;
  • Definir o objetivo do jogo;
  • Definir os desafios do jogo;
  • Definir os níveis do jogo;
  • Apresentar o jogo para a turma.