Aula sobre O Que Sao Sequencias Recursivas E Nao Recursivas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as sequências são conjuntos de números que seguem um padrão específico. As sequências podem ser recursivas ou não-recursivas. As sequências recursivas são aquelas que se definem a partir de um termo anterior, enquanto as sequências não-recursivas são aquelas que se definem a partir de uma fórmula matemática. É importante destacar que o conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na literatura.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare uma lista de sequências recursivas e não-recursivas para apresentar aos alunos. É importante que as sequências sejam variadas e apresentem diferentes níveis de dificuldade.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Disponibilize aos alunos um material de estudo sobre sequências recursivas e não-recursivas. Pode ser um vídeo, um texto ou uma apresentação de slides. O objetivo é que os alunos estudem o assunto antes da aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Na aula, os alunos devem ser divididos em grupos para discutir as sequências apresentadas por você. Cada grupo deve tentar classificar as sequências em recursivas ou não-recursivas.

  4. Etapa 4 - Template Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e desenvolvam o tema e seus subtópicos. Explique como funciona a dinâmica e como os alunos devem preencher o template.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Resultados

    Cada grupo deve apresentar suas classificações e justificar suas escolhas. Incentive a discussão e o debate entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos seguintes critérios:

    \- Capacidade de classificar as sequências em recursivas e não-recursivas;

    \- Participação na discussão em grupo;

    \- Qualidade da justificativa apresentada;

    \- Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula destacando a importância das sequências recursivas e não-recursivas na matemática e em outras áreas do conhecimento. É importante que os alunos compreendam que a recursão é um conceito fundamental para a compreensão de muitos fenômenos naturais e artificiais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar sequências em recursivas e não-recursivas;
  • Estimular a participação em discussões em grupo;
  • Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de classificar as sequências em recursivas e não-recursivas;
  • Participação na discussão em grupo;
  • Qualidade da justificativa apresentada;
  • Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Preparar uma lista de sequências recursivas e não-recursivas;
  • Disponibilizar um material de estudo sobre o assunto;
  • Explicar como funciona a dinâmica de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Incentivar a discussão e o debate entre os grupos;
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Estudar o material de estudo antes da aula;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Classificar as sequências em recursivas e não-recursivas;
  • Justificar suas escolhas.