Aula sobre O Que Sao Substancias

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A química é uma ciência que está presente em nosso cotidiano de diversas formas, desde a produção de alimentos até a fabricação de medicamentos. Nesta aula, vamos estudar o que são substâncias, como elas são formadas e como podemos identificá-las.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Apresente o tema para os alunos e explique o que são as substâncias que compõe tudo à nossa volta. Utilize exemplos práticos, como a produção de alimentos e medicamentos, para contextualizar o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos Grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a realização da atividade.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo deve escolher um problema relacionado ao tema e elaborar uma pergunta para ser respondida. Exemplo: Por que é importante sabermos do que objetos e seres vivos são feitos?

    Aqui, o intuito é entender que o estudo das substâncias e suas propriedades nos dá o conhecimento para usá-las ou então separar em parcelas úteis


  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Os grupos devem pesquisar e discutir possíveis alternativas para responder à pergunta elaborada na etapa anterior. Disponibilize materiais de consulta, como livros e sites confiáveis.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa para responder à pergunta elaborada na etapa 3 e elaborar uma solução. Eles devem justificar a escolha da alternativa e explicar como a solução foi elaborada.

  6. Etapa 6 - Apresentação das Soluções

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões baseados em argumentos. Utilize recursos audiovisuais, como apresentações em slides, para auxiliar na apresentação.

  7. Etapa 7 - Discussão em Grupo

    Após a apresentação, os grupos devem discutir as soluções apresentadas pelos demais grupos e escolher a melhor solução para a pergunta elaborada na etapa 3. Então, encerre a aula com as lacunas de conhecimento deixadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Reconhecer a evolução histórica da estrutura da matéria.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de elaborar soluções para problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Coerência e clareza da solução elaborada.
  • Capacidade de justificar a escolha da alternativa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Disponibilizar materiais de consulta confiáveis.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na elaboração da solução.
  • Avaliar a atividade de forma justa e imparcial.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma cuidadosa e responsável.
  • Elaborar uma solução coerente e clara.
  • Justificar a escolha da alternativa.
  • Participar da discussão em grupo de forma respeitosa e construtiva.