Aula sobre O Que Sao Substancias

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Apresente o tema "O que são substâncias" e explique sua importância na compreensão da química e do mundo ao nosso redor. Utilize exemplos práticos, como a água, o ar e os alimentos, para demonstrar a presença de substâncias em nosso cotidiano.


  1. Etapa 1 - Apresentação da metodologia ativa Cultura Maker

    Explique aos alunos o que é a metodologia Cultura Maker e como ela pode ser aplicada na criação de uma fanzine para desenvolver o tema "O que são substâncias".

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo será responsável por uma parte da fanzine, que deverá ser dividida em 8 partes.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e produção de conteúdo

    Cada grupo deverá pesquisar e produzir conteúdo sobre um subtópico relacionando ao tema "O que são substâncias" aos átomos ou moléculas, ou elementos químicos, ou compostos químicos, ou reações químicas. Forneça materiais impressos, como livros didáticos e enciclopédias, para que os alunos possam realizar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação da fanzine

    Os grupos deverão criar o conteúdo da sua parte da fanzine e desenhar ilustrações para acompanhar o texto. Forneça materiais, como papel sulfite, canetas hidrográficas e lápis de cor, para que os alunos possam criar a fanzine.

  5. Etapa 5 - Montagem da fanzine

    Após a finalização do conteúdo e das ilustrações, os grupos deverão montar a fanzine, colando as partes em ordem e encadernando o material. Forneça materiais como tesoura, cola e fita adesiva para que os alunos possam montar a fanzine.

  6. Etapa 6 - Apresentação da fanzine

    Cada grupo deverá apresentar sua parte da fanzine para a turma, explicando o conteúdo e as ilustrações. Ao final da apresentação, a turma deverá ter fanzines completas sobre o tema "O que são substâncias" e seus subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a pesquisa e a produção de conteúdo sobre o tema.
  • Desenvolver a criatividade e a habilidade manual dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do conteúdo apresentado na fanzine.
  • Qualidade das ilustrações e da diagramação da fanzine.
  • Participação e colaboração dos alunos no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia Cultura Maker.
  • Fornecer materiais impressos para a pesquisa e produção da fanzine.
  • Orientar os alunos na criação do conteúdo e das ilustrações.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o subtópico designado.
  • Produzir conteúdo e desenhar ilustrações para a fanzine.
  • Montar a fanzine e apresentar sua parte para a turma.