Aula sobre O Que Sao Substancias

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, vamos explorar o tema "O que são substâncias" de forma envolvente e didática. As substâncias estão presentes em nosso cotidiano, desde o ar que respiramos até os alimentos que consumimos. Vamos entender o que são substâncias, como elas são formadas e como podemos reconhecê-las em nosso dia a dia. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com cinco etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula fazendo uma breve introdução sobre o tema e questionando os alunos sobre o que eles já sabem sobre o assunto. Em seguida, apresente conceitos básicos sobre o que são substâncias, suas características e como elas são formadas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem fazer um brainstorming em grupos para listar exemplos de substâncias que eles conhecem e como elas são utilizadas no cotidiano. Em seguida, cada grupo deve apresentar suas ideias, culminando discussão em sala de aula.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem escolher um exemplo de substância para aprofundar e pesquisar. Oriente-os sobre como realizar a pesquisa e quais fontes de informação podem ser utilizadas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base na pesquisa realizada, os alunos devem criar um modelo que descreva a estrutura da substância escolhida, sua classificação como substância, onde encontrar na natureza e utilidade para as pessoas. Oriente-os sobre como construir o modelo e quais materiais podem ser utilizados.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar seus modelos em sala de aula e explicar como a substância é formada e como ela é utilizada no cotidiano. Faça uma discussão em sala de aula sobre as apresentações e reforçar os conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Apresentar aos alunos o conceito de substância, sua importância para a compreensão e exploração do mundo que nos cerca.
  • Reconhecer a evolução histórica da compreensão da estrutura da matéria.
  • Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Qualidade do modelo criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos modelos e das pesquisas realizadas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como realizar a pesquisa e quais fontes de informação podem ser utilizadas.
  • Auxiliar os alunos na construção dos modelos e na escolha dos materiais.
  • Fazer uma discussão em sala de aula sobre as apresentações e reforçar os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Realizar a pesquisa de forma objetiva e clara.
  • Criar um modelo que descreva a estrutura da substância escolhida de forma criativa e inovadora.