Aula sobre O Que Sao Substancias
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O tema "O que são substâncias" é fundamental para o estudo da química, uma vez que as substâncias são a base da matéria. As substâncias são encontradas em todos os lugares, desde o ar que respiramos até os alimentos que comemos. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar as diferentes substâncias e como elas são formadas.
Etapa 1 - Introdução
Envie para pesquisarem em casa as seguintes perguntas: “Embora seres vivos sejam compostos por células e objetos não, no fundo, eles são compostos pela mesmas coisas. O quê?”.Então, inicie a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de átomos e moléculas ou introduzindo o conceito de matéria. Em seguida, apresentará aos alunos o objetivo da aula e como a metodologia será aplicada.
Etapa 2 - Check-in
Os alunos criarão o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Nesta etapa, os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre o tema, quais são suas expectativas para a aula e escreverão no primeiro campo.Etapa 3 - Apresentação dos conceitos
Apresente aos alunos os conceitos de substâncias simples e compostas, bem como as diferenças entre elas. Utilize exemplos práticos para ilustrar cada conceito.Etapa 4 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um conjunto de substâncias para analisar. Eles deverão identificar se as substâncias são simples ou compostas e descrever suas características.Etapa 5 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará suas análises e discutirá com a turma sobre as características das substâncias analisadas.Etapa 6 - Check-out
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e como isso pode ser aplicado no cotidiano.Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo da aula reforçando os conceitos apresentados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de análise e observação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Capacidade dos alunos em identificar as características das substâncias analisadas.
- Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam durante a aula.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer perguntas que estimulem a reflexão e o pensamento crítico dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Fazer reflexões sobre o que aprenderam durante a aula.