Aula sobre O Que Sao Substancias

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, iremos abordar o tema "O que são substâncias". As substâncias estão presentes em nosso cotidiano, seja na água que bebemos, nos alimentos que ingerimos ou nos medicamentos que utilizamos. É importante que os alunos compreendam o que são substâncias, como elas são formadas e como elas interagem entre si.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "O que são substâncias" e seus objetivos. Em seguida, irá contextualizar o assunto e apresentar exemplos de substâncias que fazem parte do cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Atividade prática em grupo

    Os alunos serão divididos em três grupos. A banca julgadora avaliará a qualidade dos argumentos e deliberará sobre o vencedor do debate, enquanto o grupo defensor defenderá a importância de sabermos as substâncias que compõe um produto específico (alimentício, de limpeza, etc.). Por fim, o grupo opositor é contra a exibição das substâncias que compõe esse produto, alegando excessiva demonização.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir sobre as substâncias encontradas e como elas interagem entre si com seus respectivos grupos e desenvolver sua argumentação.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Grupos opositor e defensor trocarão argumentações, enquanto a banca julgadora faz esse intermédio.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Banca julgadora anunciará resultado e você explicará a importância de estudarmos substâncias e a composição de tudo ao nosso redor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e estruturação de argumentos.
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos.
  • Instigar o senso crítico ao ler composições de produtos.
  • Compreender a importância do estudo das substâncias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade e desenvoltura dos argumentos apresentados, bem como críticas proferidas.
  • Domínio dos conceitos após pesquisas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Incentivar a participação e o debate entre os alunos.
  • Orientar os alunos na atividade prática.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Identificar as substâncias presentes nos materiais e produtos da atividade prática.
  • Elaborar um relatório sobre as substâncias encontradas.
  • Pesquisar sobre substâncias e as que compõe o produto.