Aula sobre O Que Sao Substancias
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, iremos abordar o tema "O que são substâncias". As substâncias estão presentes em nosso cotidiano, seja na água que bebemos, nos alimentos que ingerimos ou nos medicamentos que utilizamos. É importante que os alunos compreendam o que são substâncias, como elas são formadas e como elas interagem entre si.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "O que são substâncias" e seus objetivos. Em seguida, irá contextualizar o assunto e apresentar exemplos de substâncias que fazem parte do cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Atividade prática em grupo
Os alunos serão divididos em três grupos. A banca julgadora avaliará a qualidade dos argumentos e deliberará sobre o vencedor do debate, enquanto o grupo defensor defenderá a importância de sabermos as substâncias que compõe um produto específico (alimentício, de limpeza, etc.). Por fim, o grupo opositor é contra a exibição das substâncias que compõe esse produto, alegando excessiva demonização.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir sobre as substâncias encontradas e como elas interagem entre si com seus respectivos grupos e desenvolver sua argumentação.Etapa 4 - Debate crítico
Grupos opositor e defensor trocarão argumentações, enquanto a banca julgadora faz esse intermédio.Etapa 5 - Conclusão
Banca julgadora anunciará resultado e você explicará a importância de estudarmos substâncias e a composição de tudo ao nosso redor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e estruturação de argumentos.
- Estimular a participação e o debate entre os alunos.
- Instigar o senso crítico ao ler composições de produtos.
- Compreender a importância do estudo das substâncias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade e desenvoltura dos argumentos apresentados, bem como críticas proferidas.
- Domínio dos conceitos após pesquisas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus objetivos.
- Incentivar a participação e o debate entre os alunos.
- Orientar os alunos na atividade prática.
- Fazer uma conclusão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Identificar as substâncias presentes nos materiais e produtos da atividade prática.
- Elaborar um relatório sobre as substâncias encontradas.
- Pesquisar sobre substâncias e as que compõe o produto.