Aula sobre O Que Sao Substancias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos explorar o tema "O que são substâncias" e entender como elas são compostas. As substâncias estão presentes em nosso cotidiano, já que toda matéria é composta por alguma, desde a água que bebemos até os medicamentos que tomamos.

Podem se apresentar em uma forma mais “pura”, definida como substâncias simples, ou com maior variedade de compostos, definida como substâncias compostas.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de entender a composição das substâncias. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de três e cada grupo será designado para uma estação.

  2. Etapa 2 - - Estação 1: Modelos atômicos

    Nesta estação, os alunos irão explorar diferentes modelos atômicos e como eles evoluíram ao longo do tempo. Uma sugestão é apresentar a eles a descrição de cada modelo e cientista e pedir para encaixarem em um esqueleto de linha do tempo.

  3. Etapa 3 - - Estação 2: Composição de moléculas

    Nesta estação, os alunos irão explorar como as moléculas são compostas, o que dita a afinidade entre átomos para formar moléculas e como elas se unem para formar substâncias. Eles podem usar materiais como massinha de modelar ou peças de LEGO para criar moléculas simples.

    Você pode dispor uma hierarquia das afinidades entre as cores das peças, uma analogia entre carga de cada átomo.


  4. Etapa 4 - - Estação 3: Experimentos

    Nesta estação, os alunos irão realizar experimentos simples para observar como as substâncias se comportam em diferentes situações. Eles podem realizar experimentos como a mistura de bicarbonato de sódio com vinagre para observar a reação química.

  5. Etapa 5 - Discussão e conclusão

    Após a conclusão das atividades em cada estação, os alunos se reunirão em grupo para discutir suas descobertas e conclusões. Lidere uma discussão em sala de aula para ajudar os alunos a entender melhor o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Relacionar modelos que descrevem a estrutura da matéria com a compreensão das substâncias.
  • Promover a compreensão dos alunos sobre a composição de moléculas simples.
  • Desenvolver a curiosidade científica dos alunos através de experimentos simples.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as estações.
  • Qualidade das discussões em grupo e conclusões apresentadas.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema apresentado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e envolvente.
  • Monitorar o progresso dos alunos em cada estação.
  • Facilitar a discussão em grupo e ajudar os alunos a chegar a conclusões.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as estações.
  • Trabalhar em equipe para completar as atividades.
  • Discutir suas descobertas e conclusões em grupo.