Aula sobre O Que Seu Sobrenome Representa Para Voce
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O sobrenome é uma parte importante da identidade de uma pessoa. Ele pode representar a origem geográfica, a profissão ou até mesmo características físicas ou psicológicas de uma família. Nesta aula, os alunos irão explorar o significado de seus sobrenomes e como eles podem estar relacionados à história e à geografia do Brasil. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem ágil e colaborativa para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando a importância dos sobrenomes e como eles podem estar relacionados à história e à geografia do Brasil. Em seguida, apresente exemplos de sobrenomes e suas possíveis origens, como Silva, Santos, Souza, entre outros.Etapa 2 - Entender
Os alunos deverão pesquisar sobre a origem e o significado de seus sobrenomes. Eles poderão utilizar a internet, livros ou entrevistar familiares. Em seguida, peça para compartilharem suas descobertas com a turma.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos deverão criar um mapa do Brasil com a distribuição geográfica dos sobrenomes mais comuns em cada região. Eles poderão utilizar um atlas ou a internet para obter informações sobre a população de cada estado.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupos quais são as possíveis relações entre os sobrenomes e a história e a geografia do Brasil. Eles deverão apresentar argumentos e chegar a um consenso sobre as conclusões.Etapa 5 - Prototipar
Oriente os alunos acriar um infográfico ou um vídeo que explique as relações entre os sobrenomes e a história e a geografia do Brasil. Eles poderão utilizar ferramentas digitais ou materiais impressos para criar o protótipo.Etapa 6 - Testar
Os alunos deverão apresentar seus protótipos para a turma e receber feedbacks seus e dos colegas. Eles poderão fazer ajustes e melhorias em seus trabalhos.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como o Design Sprint pode ser aplicado em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na elaboração de um projeto.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade e clareza das pesquisas realizadas sobre os sobrenomes.
- Coerência e criatividade na criação do mapa e do protótipo.
- Coerência e clareza na apresentação do projeto.
- Capacidade de trabalhar em grupo e respeitar as ideias dos colegas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre os sobrenomes.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na elaboração do projeto.
- Fornecer feedbacks construtivos para os alunos durante as etapas do projeto.
- Estimular a reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
- Apoiar os alunos na resolução de dúvidas e dificuldades.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre a origem e o significado de seus sobrenomes.
- Trabalhar em grupo para criar o mapa e o protótipo.
- Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
- Receber feedbacks dos colegas e do professor e fazer ajustes em seus trabalhos.
- Refletir sobre o que foi aprendido na aula.