Aula sobre O Que Seu Sobrenome Representa Para Voce

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O sobrenome é uma das primeiras informações que recebemos sobre uma pessoa, mas você já parou para pensar no que ele representa para você? Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia que nos ajude a entender melhor como o sobrenome pode influenciar a vida de uma pessoa. Através deste exercício, vamos analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Design Thinking será aplicada. Além disso, incentive os alunos a compartilharem suas experiências pessoais com seus sobrenomes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor como o sobrenome pode influenciar a vida de uma pessoa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos para discutir os mapas de empatia criados. O objetivo é que eles possam compartilhar suas experiências pessoais e entender como o sobrenome pode influenciar a vida de uma pessoa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados de sua discussão. Incentive a participação de todos os alunos e estimule a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Análise dos dados

    Conduza uma análise dos dados apresentados pelos alunos. O objetivo é que eles possam compreender a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Realize uma reflexão sobre o tema da aula com objetivo dos alunos compreenderema importância de analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula pontuando os principais pontos discutidos, analisando a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a reflexão sobre a importância do sobrenome na vida de uma pessoa.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar suas experiências pessoais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação dos resultados pelos grupos.
  • Compreensão dos alunos sobre a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Reflexão dos alunos sobre a importância do sobrenome na vida de uma pessoa.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Estimular a reflexão sobre o tema da aula.
  • Conduzir a análise dos dados apresentados pelos alunos.
  • Conduzir a reflexão final sobre o tema da aula.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre o trabalho realizado.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o tema da aula.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar os resultados de sua discussão de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre o tema da aula e compartilhar suas experiências pessoais.
  • Receber feedback do professor sobre o trabalho realizado.