Aula sobre O Que Seu Sobrenome Representa Para Voce

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O sobrenome é uma parte importante da nossa identidade e pode dizer muito sobre nossa história familiar e cultural. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que explore o significado de seus sobrenomes e como eles se relacionam com a formação socioeconômica e territorial do Brasil. A metodologia utilizada será a gamificação, que torna o aprendizado mais envolvente e divertido. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades como análise, criatividade e trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia utilizada. Desafie os alunos a criar um jogo que explore o significado de seus sobrenomes e como eles se relacionam com a formação socioeconômica e territorial do Brasil.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Oriente os alunos a pesquisar sobre a origem e significado de seus sobrenomes e como eles se relacionam com a história do Brasil. Forneça materiais de pesquisa, como livros e sites.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Eles deverão utilizar as informações obtidas na pesquisa para criar um jogo envolvente e educativo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Os alunos apresentarão seus jogos para a turma. Avalie a criatividade, a qualidade das informações apresentadas e a capacidade de engajamento do jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova um momento de discussão entre a turma considerando a seguinte abordagem: “Como os sobrenomes e a história familiar de cada um se relacionam com a formação socioeconômica e territorial do Brasil”. Medie a discussão e estimule a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Após as discussões da turma, utilize a lousa ou flip-chart e realize uma sistematização sobre os pontos abordados nesta aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerrea aula ressaltando a importância de conhecermos nossa história e como ela se relaciona com a história do país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e pesquisa
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe
  • Compreender a relação entre a história familiar e a história do país
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo
  • Qualidade das informações apresentadas
  • Capacidade de engajamento do jogo
  • Participação na discussão em grupo
  • Qualidade da apresentação oral

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia utilizada
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientação durante a criação do jogo
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo
  • Avaliar os jogos e a participação dos alunos
  • Encerrar a aula ressaltando a importância do tema

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a origem e significado de seus sobrenomes
  • Criar um jogo envolvente e educativo
  • Apresentar o jogo para a turma
  • Participar da discussão em grupo
  • Demonstrar interesse e engajamento durante a aula.