Aula sobre O Que Seu Sobrenome Representa Para Voce

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O sobrenome é um importante elemento de identidade de uma pessoa, muitas vezes carregando consigo histórias e tradições familiares. Nesta aula, os alunos serão convidados a refletir sobre o que seus sobrenomes representam para eles e como eles podem estar relacionados à formação socioeconômica e territorial do Brasil. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um template de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos. Exemplos práticos serão apresentados para auxiliar na compreensão do assunto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e a metodologia que será utilizada, explique o que é o Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ele será aplicado. Em seguida, os alunos serão convidados a refletir sobre seus sobrenomes e o que eles representam para eles.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Divida a turma em grupos, orientando-os a criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos deverão pesquisar sobre a história de seus sobrenomes e como eles podem estar relacionados à formação socioeconômica e territorial do Brasil. Disponibilize materiais de pesquisa para auxiliar os alunos.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas pesquisas e debater sobre como os sobrenomes podem estar relacionados à formação socioeconômica e territorial do Brasil. Incentive a participação de todos os alunos e medie o debate.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Faça uma síntese do debate e dos pontos discutidos pelos grupos, destaque as principais ideias e reflexões sobre o tema. Promova uma reflexão sobre o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos utilizarão o template de avaliação por rubrica criado na etapa 2 para avaliar o desempenho de seus colegas durante o debate. Utilize essas avaliações como feedback para os alunos e para aprimore a metodologia utilizada.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos discutidos e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas".
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação aos temas abordados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Reflexão pessoal sobre o tema abordado.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a metodologia utilizada.
  • Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para auxiliar os alunos.
  • Utilizar as avaliações dos alunos como feedback para aprimorar a metodologia utilizada.
  • Fazer uma síntese do debate e dos pontos discutidos pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica adequado ao tema.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre a história de seus sobrenomes.
  • Refletir sobre o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.
  • Cooperar e trabalhar em equipe durante a atividade.