Aula sobre O Que Seu Sobrenome Representa Para Voce
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O sobrenome é uma das formas mais comuns de identificação pessoal, mas você já parou para pensar no que ele representa para você? O sobrenome carrega consigo a história da sua família, sua origem, tradições e valores que foram transmitidos de geração em geração. Nesta aula, vamos explorar o significado dos sobrenomes dos alunos e como eles estão relacionados à formação socioeconômica e territorial do Brasil. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão diferentes atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância de entender a relação entre os sobrenomes e a formação socioeconômica e territorial do Brasil.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em 3 grupos, referente as 3 estações propostas na metodologia.Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa genealógica
Os alunos deverãopesquisar sobre a origem de seus sobrenomes e como eles foram transmitidos de geração em geração. Eles poderão utilizar sites de pesquisa genealógica e conversar com familiares para obter informações.Etapa 4 - Estação 2 - Mapa dos sobrenomes
Os alunos irão criar um mapa dos sobrenomes da turma, identificando a origem geográfica de cada um e relacionando com a formação territorial do Brasil.Etapa 5 - Estação 3 - Debate sobre desigualdades socioeconômicas
Os alunos irão discutir em grupos sobre como os sobrenomes podem estar relacionados às desigualdades socioeconômicas do país e como isso pode afetar a vida das pessoas.Etapa 6 - Síntese e conclusão
Reúna a turma pedindo para cada grupo apresentar suas conclusões sobre as atividades realizadas. Faça uma síntese das discussões e reforce a importância de entender a relação entre os sobrenomes e a formação socioeconômica e territorial do Brasil.Etapa 7 - Avaliação
Promova uma avaliação a partir do engajamento e participação dos alunos nas estações propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular a pesquisa e a curiosidade dos alunos sobre sua própria origem e história familiar.
- Fomentar o debate e a reflexão crítica sobre as desigualdades socioeconômicas do país.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade das informações obtidas na pesquisa genealógica.
- Qualidade do mapa dos sobrenomes produzido.
- Participação construtiva no debate sobre desigualdades socioeconômicas.
- Capacidade de síntese e conclusão apresentada na etapa final.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula e as atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas.
- Fazer intervenções pontuais para direcionar o debate e a reflexão crítica.
- Fazer uma síntese das discussões e apresentar as conclusões finais.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as atividades propostas.
- Realizar a pesquisa genealógica com qualidade.
- Produzir um mapa dos sobrenomes claro e bem estruturado.
- Participar do debate com respeito e construtividade.
- Apresentar uma síntese e conclusão clara e objetiva.