Aula sobre O Que Seu Sobrenome Representa Para Voce

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O sobrenome é um elemento importante da identidade de uma pessoa, pois carrega consigo histórias e tradições familiares. Nesta aula, vamos explorar o significado dos sobrenomes dos alunos e como eles podem ser utilizados para entender a formação socioeconômica e territorial do Brasil. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "O que seu sobrenome representa para você?" e explique como a atividade será desenvolvida. Os alunos deverão pesquisar sobre a origem e significado de seus sobrenomes em casa e trazer as informações para a próxima aula.

  2. Etapa 2 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Na aula seguinte, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, utilizando as informações que pesquisaram sobre seus sobrenomes. Explique como a dinâmica funciona e como ela será utilizada para avaliar o desenvolvimento dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos templates

    Os alunos deverão apresentar seus templates para a turma e explicar o significado de seus sobrenomes. Medie a discussão e estimule a reflexão sobre como os sobrenomes podem ser utilizados para entender a formação socioeconômica e territorial do Brasil.

  4. Etapa 4 - Análise dos fluxos econômicos e populacionais

    Na quarta aula, os alunos irão analisar os fluxos econômicos e populacionais que influenciaram a formação socioeconômica e territorial do Brasil, utilizando como base as informações obtidas sobre seus sobrenomes. Forneça materiais de apoio e medie a discussão.

  5. Etapa 5 - Elaboração de mapa mental

    Os alunos deverão elaborar um mapa mental que represente a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, utilizando como base as informações obtidas sobre seus sobrenomes. Oriente sobre como elaborar um mapa mental, mediando a discussão.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas mentais

    Peça para os alunosapresentarem seus mapas mentais para a turma e explicar como os fluxos econômicos e populacionais influenciaram a formação socioeconômica e territorial do Brasil, utilizando como base as informações obtidas sobre seus sobrenomes. Medie a discussão e estimule a reflexão sobre os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a reflexão sobre a identidade e a importância do sobrenome na formação da identidade.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do template Dinâmica dos 3 Qs e do mapa mental.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e estimular a reflexão sobre os temas abordados.
  • Fornecer materiais de apoio e orientações sobre as atividades propostas.
  • Avaliar o desenvolvimento dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a origem e significado de seus sobrenomes.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal.
  • Elaborar um mapa mental que represente a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.