Aula sobre O Renascimento Cultural Europeu

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Renascimento Cultural Europeu foi um movimento artístico, cultural e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Foi um período de grandes transformações nas artes, literatura, ciência e filosofia, marcado pela valorização da razão, do individualismo e da natureza. Durante o Renascimento, surgiram grandes artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael, que deixaram um legado artístico que influencia a arte até hoje.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Renascimento Cultural Europeu foi um movimento artístico, cultural e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Foi um período de grandes transformações nas artes, literatura, ciência e filosofia, marcado pela valorização da razão, do individualismo e da natureza. Durante o Renascimento, surgiram grandes artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael, que deixaram um legado artístico que influencia a arte até hoje.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "O Renascimento Cultural Europeu" e contextualize o período histórico e artístico em que ocorreu. Deve ser feito uma breve explanação sobre as principais características do movimento e seus principais artistas.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Divida a turma em grupos e apresente um problema relacionado ao Renascimento como, por exemplo: "Como o Renascimento influenciou a arte contemporânea?" ou "Qual a importância do Renascimento para a história da arte?". Os grupos deverão discutir e anotar suas ideias em um papel.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá apresentar suas ideias e discutir as alternativas para solucionar o problema proposto. O professor poderá auxiliar na discussão e estimular a criatividade dos alunos.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa para solucionar o problema proposto e apresentar suas conclusões em um diário de bordo. O diário de bordo deverá conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  6. Etapa 6 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre o Renascimento Cultural Europeu e seus principais artistas. O professor poderá fornecer materiais impressos ou indicar livros e sites para a pesquisa.

  7. Etapa 7 - Criação

    Cada grupo deverá criar uma obra de arte inspirada no Renascimento, utilizando materiais como lápis, papel, tinta e argila. O professor poderá auxiliar na criação e dar dicas sobre as técnicas utilizadas pelos artistas renascentistas.

  8. Etapa 8 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar sua obra de arte e explicar como ela foi inspirada no Renascimento Cultural Europeu. O professor poderá avaliar a apresentação e a obra de arte criada pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Originalidade e criatividade na criação da obra de arte.

Ações do professor

  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos.
  • Fornecer materiais e recursos para a pesquisa e criação das obras de arte.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e anotar as ideias em grupo.
  • Criar uma obra de arte inspirada no Renascimento e apresentá-la para a turma.