Aula sobre O Renascimento Cultural Europeu

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Renascimento Cultural Europeu foi um movimento artístico e cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVII. Foi um período de grande transformação na arte, na literatura, na ciência e na filosofia, marcado pelo retorno aos valores clássicos da antiguidade greco-romana. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo sobre o Renascimento Cultural Europeu, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Renascimento Cultural Europeu foi um movimento artístico e cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVII. Foi um período de grande transformação na arte, na literatura, na ciência e na filosofia, marcado pelo retorno aos valores clássicos da antiguidade greco-romana. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo sobre o Renascimento Cultural Europeu, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.

  2. Etapa 2 - Problema

    O professor pergunta aos alunos o que eles entendem por Renascimento Cultural Europeu, anotando no quadro os principais pontos abordados pelos alunos. Com base nessas respostas, os alunos deverão criar um problema relacionado ao tema, que será discutido em grupo de até 5 alunos. Nessa etapa, os alunos devem conversar sobre o assunto e pensar numa problemática envolvendo o tema. O professor pode trazer algumas provocações para ajudar na problematização do assunto.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos, em grupo, deverão pesquisar e apresentar alternativas para solucionar o problema proposto na etapa anterior. As alternativas podem ser apresentadas em forma de desenhos, colagens, maquetes, entre outros recursos.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os alunos, em grupo, deverão escolher a melhor alternativa apresentada e criar uma solução para o problema proposto na etapa 1. A solução deverá ser apresentada em forma de um diário de bordo, contendo informações sobre o Renascimento Cultural Europeu e seus principais artistas.

    Dica: o modelo de diário a bordo encontra-se abaixo.


  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os alunos, em grupo, deverão pesquisar sobre o Renascimento Cultural Europeu e seus principais artistas. A pesquisa pode ser realizada em livros, enciclopédias, revistas ou, caso seja possível, na internet.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos, em grupo, deverão apresentar o diário de bordo criado na etapa 3 para a turma. A apresentação pode ser realizada em forma de exposição, teatro, ou outra forma que os alunos escolherem.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos, em grupo, deverão refletir sobre o processo de criação do diário de bordo e sobre o que aprenderam durante a atividade. O professor pode nortear essa reflexão com perguntas como: por que criar o diário de bordo foi importante? Quais as principais características do assunto abordado?

  8. Etapa 8 - Avaliação

    O professor avaliará o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações sobre o Renascimento Cultural Europeu;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do diário de bordo;
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos;
  • Criatividade e originalidade na criação do diário de bordo;
  • Coerência e clareza na apresentação do diário de bordo;
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o processo de criação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do Renascimento Cultural Europeu e orientar os alunos durante todas as etapas da atividade;
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a cooperação entre eles;
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Criar um problema relacionado ao tema do Renascimento Cultural Europeu;
  • Pesquisar e apresentar alternativas para solucionar o problema;
  • Escolher a melhor alternativa e criar um diário de bordo sobre o Renascimento Cultural Europeu;
  • Apresentar o diário de bordo para a turma;
  • Refletir sobre o processo de criação do diário de bordo e o que aprenderam durante a atividade.