Aula sobre O Renascimento Cultural Europeu

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Renascimento Cultural Europeu foi um movimento artístico, científico e cultural que surgiu na Europa no século XIV e se estendeu até o século XVII. Foi um período marcado pela valorização da razão, da ciência e da arte, que influenciou profundamente a cultura ocidental. Sendo assim, os alunos irão conhecer as principais características do Renascimento e analisar obras de arte produzidas nesse período.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Renascimento Cultural Europeu foi um movimento artístico, científico e cultural que surgiu na Europa no século XIV e se estendeu até o século XVII. Foi um período marcado pela valorização da razão, da ciência e da arte, que influenciou profundamente a cultura ocidental. Sendo assim, os alunos irão conhecer as principais características do Renascimento e analisar obras de arte produzidas nesse período.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema "O Renascimento Cultural Europeu", contextualizando-o historicamente e explicando suas principais características.

    Dica: Utilizar os saberes prévios dos alunos, perguntando o que eles conhecem sobre a temática ou o que eles imaginam que irão aprender com esse conteúdo.


  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Essa divisão pode ser feita pelo professor ou pode ser organizada pelos próprios alunos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado ao Renascimento, como a arte, a ciência, a filosofia e a literatura. Os alunos deverão buscar informações em livros, revistas e jornais, ou caso seja possível, na internet. Importante o professor acompanhar o processo de pesquisa e orientar aos alunos que anotem os principais pontos pesquisados.

  5. Etapa 5 - Preparação do debate

    Os grupos defensor e opositor deverão preparar argumentos para defender ou refutar a importância do Renascimento. A banca julgadora deverá preparar perguntas para os grupos. A organização da sala é um alinhamento necessário para que todos consigam se escutar, por isso, organize a sala de maneira que os alunos consigam se escutar e se enxergar.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. Os observadores deverão registrar as principais ideias apresentadas. Importante reforçar o comando com o grupo de observadores, para conseguirem anotar pontos relevantes da discussão dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos no debate, considerando os critérios como clareza de argumentos, domínio do tema, respeito às opiniões dos colegas e capacidade de resumir as informações.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Ao concluir o debate, reforce os principais pontos abordados e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

    Dica: Retome os pontos apresentados no quadro feitos no início da aula, comparando com novas respostas dadas pelos alunos depois da pesquisa e do debate. Essa comparação irá facilitar o entendimento do conteúdo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
  • Ampliar o repertório cultural dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Clareza de argumentos.
  • Domínio do tema.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Capacidade de resumir o conteúdo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo historicamente.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Mediar o debate e avaliar a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema atribuído ao grupo.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Participar do debate de forma respeitosa e construtiva.