Aula sobre O Renascimento Cultural Europeu

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Renascimento Cultural Europeu foi um movimento que ocorreu entre os séculos XIV e XVI, cujo objetivo foi resgatar a cultura clássica greco-romana e desenvolver novas formas de arte, literatura, ciência e filosofia. Esse movimento teve grande impacto na Europa e influenciou a cultura ocidental até hoje.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Renascimento Cultural Europeu foi um movimento que ocorreu entre os séculos XIV e XVI, cujo objetivo foi resgatar a cultura clássica greco-romana e desenvolver novas formas de arte, literatura, ciência e filosofia. Esse movimento teve grande impacto na Europa e influenciou a cultura ocidental até hoje.

  2. Etapa 2 - Objetivo

    Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético."

  3. Etapa 3 - Introdução

    Introduza o tema do Renascimento Cultural Europeu, explicando o contexto histórico e cultural em que ocorreu. Em seguida, apresente aos alunos os objetivos da aula e a metodologia que será utilizada, nesse caso, a rotação por estações, que consiste em circuitos projetados para que os alunos consigam realizar uma atividade com início, meio e fim, e eles possam começar a executar essa tarefa por qualquer estação, sem que haja uma ordem fixa a seguir.

  4. Etapa 4 - Estação 1

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação, onde terão acesso a livros e revistas sobre o Renascimento Cultural Europeu. Eles deverão pesquisar, selecionar imagens de obras de arte renascentistas e fazer anotações importantes sobre as características dessas obras.

  5. Etapa 5 - Estação 2

    Na segunda estação, os alunos terão acesso a materiais de desenho e pintura, como lápis de cor, giz de cera e papel. Eles deverão criar uma obra de arte inspirada no Renascimento Cultural Europeu, utilizando as características que pesquisaram na estação anterior ou na breve explicação do conteúdo feita pelo professor no início da aula.

  6. Etapa 6 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos terão acesso a um jogo de tabuleiro sobre o Renascimento Cultural Europeu. Eles deverão jogar em grupo e responder perguntas sobre o tema, a fim de fixar o conhecimento adquirido nas estações anteriores ou na explicação do início da aula.

  7. Etapa 7 - Estação 4

    Na quarta estação, os alunos terão acesso a um vídeo sobre o Renascimento Cultural Europeu. Eles deverão assistir ao vídeo e responder algumas perguntas preparadas pelo professor com base no conteúdo apresentado no vídeo. Importante lembrar de deixar essas perguntas próximas do vídeo e lembrar os alunos de respondê-las.

  8. Etapa 8 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final das estações, os alunos deverão preencher um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Nessa dinâmica, eles deverão avaliar a atividade como um todo, apontando o que gostaram, o que não gostaram e o que poderia ser melhorado.

  9. Etapa 9 - Conclusão

    Faça a conclusão sobre a atividade, destacando os pontos positivos e negativos apontados pelos alunos na Dinâmica dos 3 Qs. O professor também poderá fazer uma avaliação individual dos alunos, utilizando critérios pré-estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma obra de arte.
  • Fixar o conhecimento sobre o Renascimento Cultural Europeu por meio das estações.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva nas estações.
  • Qualidade da obra de arte criada.
  • Desempenho nas interações com os colegas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia.
  • Orientar os alunos nas estações.
  • Fazer uma avaliação individual dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar imagens de obras de arte renascentistas.
  • Criar uma obra de arte inspirada no Renascimento Cultural Europeu.
  • Jogar em grupo e responder perguntas sobre o tema.