Aula sobre O Renascimento Cultural Europeu

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Renascimento europeu foi um movimento que ocorreu entre os séculos XIV e XVI, que marcou uma transição da Idade Média para a Idade Moderna. Foi um período de grande desenvolvimento da arte, ciência, literatura, filosofia e política, que teve como principal característica a busca pela valorização do ser humano e da razão. Nesta aula, os alunos irão se aprofundar no tema, conhecendo as principais obras, artistas e ideias que marcaram esse período. A metodologia utilizada será a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o período histórico, mostrando imagens de obras de arte renascentistas e explicando suas principais características. Em seguida, peça aos alunos que pesquisem sobre o tema em casa.

  2. Etapa 2 - Organização em grupos

    Divida os alunos em grupos para discutir e compartilhar as informações pesquisadas em casa. Cada grupo deverá criar um mapa mental ou esquema sobre o Renascimento, destacando suas principais características, obras e artistas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas mentais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma, explicando suas principais ideias e respondendo às perguntas dos colegas. Oriente a discussão, destacando os pontos mais importantes e corrigindo possíveis equívocos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Oriente os alunos na criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Em seguida, cada grupo deverá escolher uma obra renascentista para analisar e preencher o template.

  5. Etapa 5 - Apresentação das análises

    Cada grupo irá apresentar sua análise da obra escolhida, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como base. Os alunos deverão explicar o que acharam de bom, o que acharam de ruim e o que poderia ser melhorado na obra, destacando os aspectos mais importantes e fazendo conexões com o contexto histórico e cultural do Renascimento.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Conduza uma discussão e reflexão sobre as análises apresentadas pelos grupos, destacando as principais ideias e incentivando os alunos a fazerem conexões com o presente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa mental ou esquema sobre o Renascimento.
  • Qualidade da análise da obra renascentista escolhida.
  • Participação na discussão e reflexão sobre as análises apresentadas pelos grupos.
  • Qualidade do preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs com as avaliações pessoais da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o período histórico.
  • Orientar a pesquisa em casa.
  • Conduzir a discussão e reflexão sobre as análises apresentadas pelos grupos.
  • Incentivar os alunos a fazerem conexões com o presente.
  • Encorajar a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa.
  • Criar um mapa mental ou esquema sobre o Renascimento.
  • Analisar uma obra renascentista escolhida em grupo;.
  • Participar ativamente da discussão e reflexão sobre as análises apresentadas pelos grupos.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com as avaliações pessoais da atividade.