O renascimento em outras regiões no ocidente

Enquanto o Renascimento se estabelecia em Florença, que tal conhecermos outros pintores que estavam trabalhando em outras partes do Ocidente? No vídeo dessa aula de Arte, vamos analisar o peculiar retrato de Casal Arnolfini, pintado pelo artista flamenco Jan Van Eyck .

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O quadro "Casal Arnolfini" do pintor Jan van Eyck mostra um casal em um quarto. Selecione a alternativa que apresenta o simbolismo desta obra:

    A) A vela acesa na luz do dia simboliza Cristo onividente e o cachorro representa a fidelidade.

    B) Os calçados indicam que o casal está pisando em terreno sagrado e o cachorro representa a liberdade.

    C) As maçãs no parapeito da janela significam prosperidade e o cachorro representa a liberdade.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que se iniciou na Itália no século XIV e se espalhou por toda a Europa. Durante esse período, houve uma grande valorização da arte clássica greco-romana, que influenciou a produção artística em diferentes regiões do ocidente. Nesta aula, vamos explorar como o Renascimento se manifestou em outras regiões além da Itália.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Ele foi caracterizado por uma grande valorização da razão, do conhecimento científico e da arte clássica greco-romana. Embora tenha se iniciado na Itália, o Renascimento se espalhou por outras regiões do ocidente, como Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Países Baixos. Nesta aula, os alunos irão explorar o Renascimento em outras regiões do ocidente, analisando as obras de artistas e as características artísticas que marcaram esse período.
    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    O Renascimento foi um movimento artístico e cultural que se originou na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa. Nesta atividade, vamos explorar como o Renascimento se manifestou em outras regiões do ocidente, além da Itália. Vamos entender como os artistas dessas regiões se inspiraram nas ideias renascentistas e como criaram obras que refletiam essas influências. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por Estações. Serão formados três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    Nesta atividade, os alunos irão explorar o Renascimento em outras regiões do Ocidente, além da Itália. Serão apresentados exemplos de artistas e obras de arte que representam o Renascimento em outros países, como a Espanha, Portugal, França e Inglaterra. Os alunos serão incentivados a pesquisar e analisar essas obras de arte, a fim de entender como o Renascimento se manifestou em diferentes contextos históricos e culturais. A metodologia utilizada será Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  7. 7. Estudo de Caso:

    O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Ele marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Nesta atividade, vamos explorar o renascimento em outras regiões do ocidente, além da Itália, onde ele se iniciou. Vamos analisar obras de artistas de diferentes épocas e matrizes culturais influenciados pelo Renascimento. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Estudo de Caso, na qual os alunos trabalharão em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. O objetivo é desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação de diferentes formas de arte.
    Atividade completa
  8. 8. Cultura Maker:

    O Renascimento foi um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Ele foi marcado pela valorização do homem e da natureza, pelo uso da perspectiva, da luz e sombra e pela busca da perfeição técnica. Nesta aula, vamos explorar como o Renascimento se manifestou em outras regiões do ocidente, além da Itália.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: