Aula sobre O Renascimento Em Outras Regioes No Ocidente

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Renascimento foi um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa no século XV e se estendeu até o século XVII. Ele foi marcado pela valorização do homem e da natureza, pelo uso da perspectiva, da luz e sombra e pela busca da perfeição técnica. Nesta aula, vamos explorar como o Renascimento se manifestou em outras regiões do ocidente, além da Itália.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula e contextualizar o Renascimento em outras regiões do ocidente. Ele poderá utilizar imagens e reproduções de obras de arte para exemplificar as diferenças e semelhanças entre as manifestações artísticas de cada região.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia ativa Cultura Maker

    O professor irá apresentar a metodologia ativa Cultura Maker, explicando que ela é baseada na cultura do "faça você mesmo" e na construção de projetos com as próprias mãos. Ele poderá utilizar exemplos de projetos maker para ilustrar a metodologia.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    O professor irá explicar aos alunos que eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Este template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor poderá disponibilizar materiais como papel, lápis de cor, canetas, tesoura e cola para que os alunos possam criar seus templates.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre o Renascimento em outras regiões do ocidente

    Os alunos irão pesquisar sobre como o Renascimento se manifestou em outras regiões do ocidente, como Espanha, Portugal, França, Inglaterra e Alemanha. Eles poderão utilizar livros, enciclopédias, revistas e outros materiais disponíveis na escola para realizar a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Criação de um projeto maker

    Com base na pesquisa realizada, os alunos irão criar um projeto maker que represente a manifestação do Renascimento em uma das regiões pesquisadas. Eles poderão utilizar materiais como papel, cartolina, tecido, argila, madeira, entre outros, para construir seus projetos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos projetos

    Os alunos irão apresentar seus projetos para a turma, explicando como eles representam a manifestação do Renascimento na região escolhida. Durante as apresentações, os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o trabalho dos colegas.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    O professor irá avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos e nos templates de Dinâmica dos 3 Qs preenchidos pelos alunos. Ele poderá utilizar uma escala de avaliação com notas de 0 a 10 para cada critério estabelecido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do projeto maker.
  • Coerência entre o projeto e a manifestação do Renascimento na região escolhida.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o Renascimento em outras regiões do ocidente.
  • Explicar a metodologia ativa Cultura Maker e orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Disponibilizar materiais para a criação dos projetos maker.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos e nos templates de Dinâmica dos 3 Qs preenchidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o Renascimento em outras regiões do ocidente.
  • Criar um projeto maker que represente a manifestação do Renascimento na região escolhida.
  • Apresentar o projeto para a turma e avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.