Aula sobre O Renascimento Em Outras Regioes No Ocidente

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos irão explorar o Renascimento em outras regiões do Ocidente, além da Itália. Serão apresentados exemplos de artistas e obras de arte que representam o Renascimento em outros países, como a Espanha, Portugal, França e Inglaterra. Os alunos serão incentivados a pesquisar e analisar essas obras de arte, a fim de entender como o Renascimento se manifestou em diferentes contextos históricos e culturais. A metodologia utilizada será Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão explorar o Renascimento em outras regiões do Ocidente, além da Itália. Serão apresentados exemplos de artistas e obras de arte que representam o Renascimento em outros países, como a Espanha, Portugal, França e Inglaterra. Os alunos serão incentivados a pesquisar e analisar essas obras de arte, a fim de entender como o Renascimento se manifestou em diferentes contextos históricos e culturais. A metodologia utilizada será Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema, contextualizando o Renascimento em outras regiões do Ocidente. Serão mostrados exemplos de artistas e obras de arte que representam o Renascimento fora da Itália. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias ideias sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos irão pesquisar e analisar obras de arte que representam o Renascimento em outros países, como a Espanha, Portugal, França e Inglaterra. Eles devem identificar as características do Renascimento nessas obras, como o uso da perspectiva, a representação realista de figuras humanas e a utilização de temas clássicos.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Os alunos irão criar esboços de suas próprias obras de arte, inspirados no Renascimento em outras regiões do Ocidente. Eles devem utilizar as características identificadas na etapa anterior e aplicá-las em suas próprias criações.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os alunos irão escolher uma das suas obras de arte para desenvolver em um protótipo. Eles devem justificar sua escolha e explicar como irão desenvolver a obra.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Os alunos irão desenvolver um protótipo da sua obra de arte, utilizando materiais disponíveis em sala. Eles devem trabalhar em conjunto, compartilhando ideias e ajudando mutualmente.

  7. Etapa 7 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma e explicar o processo de criação. Eles devem receber feedback dos colegas e do professor, e pensar em como podem melhorar suas obras.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade, destacando os principais aprendizados e desafios enfrentados pelos alunos. Serão incentivados a compartilhar suas experiências e a pensar em como podem aplicar o que aprenderam em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar obras de arte de diferentes épocas e culturas.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar conceitos aprendidos em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de identificar as características do Renascimento em obras de arte de diferentes regiões do Ocidente.
  • Qualidade dos esboços e protótipos criados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o Renascimento em outras regiões do Ocidente.
  • Incentivar a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Dar feedback aos alunos sobre seus trabalhos e ajudá-los a desenvolver suas habilidades.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar obras de arte que representam o Renascimento em outras regiões do Ocidente.
  • Criar esboços e protótipos de suas próprias obras de arte, aplicando conceitos aprendidos.
  • Trabalhar em conjunto, compartilhando ideias e ajudando mutualmente.