Aula sobre O Renascimento Em Outras Regioes No Ocidente
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Ele marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Nesta atividade, vamos explorar o renascimento em outras regiões do ocidente, além da Itália, onde ele se iniciou. Vamos analisar obras de artistas de diferentes épocas e matrizes culturais influenciados pelo Renascimento. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Estudo de Caso, na qual os alunos trabalharão em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. O objetivo é desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação de diferentes formas de arte.
Etapa 1 - Contextualização
O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Ele marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Nesta atividade, vamos explorar o renascimento em outras regiões do ocidente, além da Itália, onde ele se iniciou. Vamos analisar obras de artistas de diferentes épocas e matrizes culturais influenciados pelo Renascimento. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Estudo de Caso, na qual os alunos trabalharão em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. O objetivo é desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação de diferentes formas de arte.Etapa 2 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o Renascimento e suas características. Em seguida, apresente o tema: "O Renascimento em outras regiões no ocidente". Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um artista ou obra para analisar.Etapa 3 - Identificação do problema
Os grupos deverão definir qual é o problema a ser analisado em sua escolha de artista ou obra. Por exemplo, "a influência do Renascimento na arte barroca brasileira".Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar pesquisas sobre o artista ou obra escolhida, utilizando fontes diversas como livros, sites, entrevistas com especialistas, entre outros.Etapa 5 - Análise do contexto
Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto em que a obra ou artista surgiu e identificar o que causou o problema escolhido. Por exemplo, "a falta de recursos financeiros para a construção de igrejas barrocas no Brasil".Etapa 6 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras obras de artistas do mesmo período e contexto cultural.Etapa 7 - Soluções
Os grupos deverão propor soluções para o problema identificado. Por exemplo, "realizar uma campanha de arrecadação de recursos para a restauração de igrejas barrocas brasileiras".Etapa 8 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo deverá apresentar seu infográfico contendo as informações levantadas nas etapas anteriores. Os infográficos poderão ser distribuídos na comunidade como forma de disseminar a informação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação de diferentes formas de arte.
- Estimular a criatividade e a capacidade de simbolizar.
- Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
- Cultivar o repertório imagético dos alunos.
- Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação à arte.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Coerência na análise do contexto e na identificação do problema.
- Comparação adequada dos dados obtidos.
- Proposta de solução coerente com o problema identificado.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema e na metodologia a ser utilizada.
- Auxiliar os grupos na pesquisa de informações.
- Estimular a participação ativa de todos os alunos.
- Fornecer feedbacks e orientações para a melhoria dos trabalhos.
- Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar pesquisas de forma adequada e com fontes confiáveis.
- Analisar o contexto e identificar o problema de forma coerente.
- Comparar os dados obtidos de forma adequada.
- Propor soluções coerentes com o problema identificado.