Aula sobre O Renascimento Em Outras Regioes No Ocidente

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Ele marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Nesta atividade, vamos explorar o renascimento em outras regiões do ocidente, além da Itália, onde ele se iniciou. Vamos analisar obras de artistas de diferentes épocas e matrizes culturais influenciados pelo Renascimento. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Estudo de Caso, na qual os alunos trabalharão em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. O objetivo é desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação de diferentes formas de arte.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Ele marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Nesta atividade, vamos explorar o renascimento em outras regiões do ocidente, além da Itália, onde ele se iniciou. Vamos analisar obras de artistas de diferentes épocas e matrizes culturais influenciados pelo Renascimento. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Estudo de Caso, na qual os alunos trabalharão em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. O objetivo é desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação de diferentes formas de arte.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o Renascimento e suas características. Em seguida, apresente o tema: "O Renascimento em outras regiões no ocidente". Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um artista ou obra para analisar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos deverão definir qual é o problema a ser analisado em sua escolha de artista ou obra. Por exemplo, "a influência do Renascimento na arte barroca brasileira".

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas sobre o artista ou obra escolhida, utilizando fontes diversas como livros, sites, entrevistas com especialistas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto em que a obra ou artista surgiu e identificar o que causou o problema escolhido. Por exemplo, "a falta de recursos financeiros para a construção de igrejas barrocas no Brasil".

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras obras de artistas do mesmo período e contexto cultural.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos deverão propor soluções para o problema identificado. Por exemplo, "realizar uma campanha de arrecadação de recursos para a restauração de igrejas barrocas brasileiras".

  8. Etapa 8 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico contendo as informações levantadas nas etapas anteriores. Os infográficos poderão ser distribuídos na comunidade como forma de disseminar a informação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação de diferentes formas de arte.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de simbolizar.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar o repertório imagético dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação à arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Coerência na análise do contexto e na identificação do problema.
  • Comparação adequada dos dados obtidos.
  • Proposta de solução coerente com o problema identificado.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na metodologia a ser utilizada.
  • Auxiliar os grupos na pesquisa de informações.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos.
  • Fornecer feedbacks e orientações para a melhoria dos trabalhos.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar pesquisas de forma adequada e com fontes confiáveis.
  • Analisar o contexto e identificar o problema de forma coerente.
  • Comparar os dados obtidos de forma adequada.
  • Propor soluções coerentes com o problema identificado.